Salvador, 19 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Árvores: aliadas contra as mudanças climáticas

Por Meryellen Baldim, gerente de Meio Ambiente da Bracell BA

As mudanças climáticas são um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade na atualidade, exigindo ações urgentes e eficazes para mitigar os efeitos para as gerações de hoje e do amanhã. Em meio a diversas soluções, aliadas poderosas são frequentemente subestimadas: as árvores e as florestas compostas por elas nos diversos biomas ao redor do mundo. A despeito de toda a sua importância, as florestas têm sido sistematicamente destruídas pelo desmatamento ou pelos incêndios.

Exemplos recentes desses maus-tratos são os casos de incêndios florestais registrados no Brasil, especialmente em São Paulo, Bahia, Pará e Amazonas, causando prejuízos ambientais e à saúde humana. Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios mostra que o número de cidades que decretaram situação de emergência em agosto, em virtude de incêndios florestais, cresceu 354% em relação ao mesmo mês do ano de 2023.

Responsáveis por serviços ecossistêmicos essenciais, as árvores removem gás carbônico (CO2), um dos principais gases de efeito estufa presentes na atmosfera devido à ação humana. Elas também desempenham um papel na regulação do clima, na produção e liberação de oxigênio e na manutenção do ciclo das águas, participando dos processos de interceptação e infiltração da água das chuvas e na evapotranspiração.

Esses benefícios fazem com que as árvores, que têm o dia 21 de setembro como data de celebração, sejam reverenciadas como uma das grandes guardiãs da vida. Como tais, precisam de políticas de preservação que envolvam desde o poder público até a iniciativa privada. A Bracell, por exemplo, estabeleceu uma importante meta de sustentabilidade para a conservação da biodiversidade ao lançar, em 2022, o “Compromisso Um para Um”, uma iniciativa inédita no setor de celulose no Brasil.

A medida vem contribuindo para a preservação das áreas de vegetação nativa em tamanho igual às de plantio; ou seja, a cada um hectare de eucalipto, a empresa – presente na Bahia, São Paulo e Mato Grosso do Sul -, compromete-se com a conservação de um hectare de área nativa até o final de 2025. Até o momento, já foi atingido 92% dessa meta. O compromisso também apoia a recuperação de áreas públicas por meio de parcerias com os governos dos estados.

Na Bahia, além dessa parceria, a Bracell possui quatro RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural), totalizando mais de 3 mil hectares de proteção integral da vegetação nativa. Dessas, destaca-se a RPPN Lontra, que recebeu o título de Posto Avançado da Reserva Biosfera da Mata Atlântica pela Unesco. O espaço abriga centenas de espécies da fauna e flora silvestres, muitas delas raras e ameaçadas de extinção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed (2)
Matrícula para ingresso de novos estudantes do Ensino Médio na rede estadual começa nesta segunda (19)
Estudantes de qualquer série do Ensino Médio que desejam ingressar em uma escola da rede estadual de...
retrospectiva74
Entenda as liquidações do Banco Master e da Reag
Cerca de 1,6 milhão de clientes foram afetados pelas irregularidades As liquidações do Banco Master,...
o-ultimo-azul-rodrigo-santoro-denise-weinberg_copiar
Streaming Tela Brasil tem lançamento previsto para este trimestre
Plataforma está em fase final de testes, diz nota do MinC O Ministério da Cultura (MinC) esclareceu,...
VIC
Pode pedir música no Fantástico? Vitória empata terceira seguida, dessa feita contra o Porto
Terceira rodada do Baianão e o Vitória continua sem vencer. Também continua sem perder. Pelo menos, dessa...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar