A propósito do incidente registrado na última quarta-feira, dia 5 de março, em que um senhor que estava embarcado pulou ao mar de uma lancha da Travessia Salvador-Mar Grande, que saiu às 8h30 do Terminal Náutico da Bahia com destino ao Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, a ASTRAMAB (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) esclarece que:
1. A tripulação da embarcação de onde o senhor de 80 anos presumíveis pulou ao mar agiu de forma imediata para fazer o resgate do passageiro, que, segundo relatos, é portador de depressão, e teria sofrido um surto no momento da ocorrência.
2. Paralelamente à operação de resgate, que ocorreu com base em todas as normas de segurança de navegação, a tripulação acionou o sistema de som e o comandante pediu calma aos passageiros embarcados para que permanecessem nos seus assentos, evitando assim que os mesmos se deslocassem para um mesmo lado da embarcação, o que dificultaria as manobras e o resgate.
3. A Astramab informa ainda que logo que o resgate ocorreu, o operador da embarcação entrou em contato com familiares do passageiro. O passageiro foi acompanhado por um gerente da empresa até a UPA de Vera Cruz, onde recebeu atendimento e cuidados médicos. Ainda na UPA, os familiares foram informados sobre toda a ocorrência e os procedimentos de salvamento praticados e agradeceram à empresa.