Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Atividades da Ceasa do Ogunjá são retomadas após obras emergenciais de escoramento da estrutura

O centro comercial Ceasa do Ogunjá, em Salvador, retomou as atividades nesta segunda-feira (9). O local estava interditado desde 29 de maio, após serem identificados problemas estruturais significativos que comprometiam e ameaçavam a estabilidade do prédio.

O anúncio da reabertura foi feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE) no sábado (7). A liberação ocorreu após a conclusão das obras emergenciais de escoramento da estrutura e a emissão de parecer técnico, que atestou a segurança para permissionários e consumidores do equipamento.

O local funciona de segunda a sábado, das 6h às 18h e aos domingos e feriados, das 6h às 14h.

Durante o período de interdição, em uma tentativa de reduzir os impactos e prejuízos econômicos para os permissionários, eles foram autorizados a comercializar os produtos no estacionamento do prédio. Conforme a pasta, 41 permissionários atuam no local.

Relembre a interdição

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE) anunciou em 29 de maio, a interdição e suspensão das atividades da Ceasa do Ogunjá, em Salvador, após serem identificados problemas estruturais significativos que comprometem e ameaçam a estabilidade do prédio.

Por meio de nota, a pasta informou que a decisão foi tomada após receber uma recomendação de fechamento do mercado da Superintendência de Patrimônio (Supat), vinculada à Secretaria da Administração (Saeb), na noite de quarta (28).

Diante das informações sinalizadas pelo órgão, a SDE detalhou que foi necessária a interdição imediata do local, com o objetivo de evitar riscos a quem transita pelo mercado.

Entre os problemas estruturais apresentados pelos engenheiros estavam rachaduras em pilares, recalque nas fundações, além de corrosão em estruturas metálicas essenciais para a sustentação do prédio. O solo do mercado também apresentou condições críticas, com presença de lençol freático muito superficial e acúmulo de água em períodos de chuva.

Reforma do mercado

 

Em nota enviada para a imprensa, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico informou que, junto aos órgãos envolvidos, discute soluções de médio e longo prazo para a requalificação do Mercado do Ogunjá. A expectativa é que, nos próximos meses, a pasta avance com projetos voltados à melhoria da infraestrutura, garantindo um espaço mais moderno para comerciantes e consumidores.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar