Salvador, 22 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Avenida Magalhães Neto recebe atividades físicas para PCDs a partir de domingo (15)

A Avenida Professor Magalhães Neto, na Pituba, vai receber a primeira edição do projeto Viver a Cidade, neste domingo (15), das 8h às 12h. A proposta é que uma vez por mês, sempre aos domingos, seja disponibilizado os equipamentos da Associação Meu Sorriso para atender no local Pessoas com Deficiência (PCD). No total, serão 12 domingos.

 

Serão disponibilizados instrumentos como handbike, bicicletas tandem, cadeiras de corrida, triciclos assistidos, triciclo com pedal, frame running e triciclo bike speed. No local, haverá voluntários para realizarem corrida com deficientes visuais e bicicletas para pessoas amputadas, com nanismo ou com deficiências intelectuais moderadas.

 

A expectativa da organização é de que cerca de 60 pessoas compareçam, entre PCDs e familiares. A diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Daiane Pina, explicou que o objetivo é atender a maior variedade de público, como pessoas com mobilidade reduzida, deficiências múltiplas, microcefalia, paralisia cerebral, amputadas e cegas.

 

“O que queremos é esse sentimento de pertencimento. É assim que a Prefeitura vem trabalhando as políticas públicas em todas as áreas, como saúde, mobilidade, esporte, lazer e cultura, para que todas as pessoas possam aproveitar a nossa cidade”, disse.

 

O presidente da Associação Meu Sorriso, Fred Matos, contou que a Magalhães Neto foi escolhida porque fica em uma região ampla, plana, segura e é um espaço aberto, além do fato de que a via já é fechada aos domingos para a prática de atividade física. Ele destacou que o esporte tem efeito direto sobre a qualidade de vida física e mental dos PCDs e da família deles.

 

“O principal objetivo é a socialização. Fazer com que as famílias saiam de suas bolhas através de práticas esportivas a céu aberto, combatendo o isolamento e aliviando o estresse, como outras famílias, sem PCDs, já fazem. Vamos disponibilizar os equipamentos com orientação técnica e esclarecer dúvidas sobre o uso, tudo de forma gratuita”, afirmou.

 

O presidente frisou que a grande maioria da comunidade PCD não possui recursos para adquirir os equipamentos e que os aparelhos são de tamanho não compatível com veículos de passeio, o que torna a logística de guarda e de transporte complexas.

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Veja também

sao_paulo_curso_de_ingles_2
Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026
MP assinada por Lula atualiza valor, que cresce acima da inflação O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
conselho_federal_de_medicina_cfm
CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional
Para faculdades, discurso dos médicos é corporativista Agência Brasil O Conselho Federal de Medicina...
6971708dd2b92_WhatsApp Image 2026-01-21 at 20.53
Vitória desencanta e goleia a Juazeirense no Barradão
Depois de três empates nas primeiras rodadas do Baianão, o Vitória levou a campo o time principal e desencantou....
Boulos
Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
Em entrevista ao Bom dia, Ministro, ele defendeu a redução da jornada O ministro da Secretaria-Geral...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar