Um homem e uma mulher foram baleados por um guarda municipal na tarde de domingo (8), em Salvador. O tiro foi disparado em meio a uma confusão entre os agentes de segurança e o motorista de um carro, na Avenida Tamburugy.
Segundo a Guarda Municipal, o caso aconteceu durante a “Operação Anti-acta”, realizada diariamente nesta região a pedido dos moradores por causa de furtos de veículos. O órgão informou que o condutor, ao perceber a presença dos agentes, engatando a marcha ré bruscamente e tentou fugir do local.
De acordo com o órgão, durante o acompanhamento, um dos guardas fez uso de arma de fogo, resultando no referido incidente. A Guarda Municipal afirmou que por causa da “gravidade da situação”, foi determinado o afastamento imediato dele e o encaminhamento para acompanhamento psicológico.
A Guarda Municipal informou que as apurações já foram iniciadas para avaliar a culpabilidade do agente.
“Caso sejam constatadas negligência, imperícia ou imprudência, o porte de arma do agente será cancelado e ele responderá por medidas disciplinares cabíveis. É importante ressaltar que será garantido ao agente o amplo direito de defesa durante todo o processo”, afirmou em nota.
Vídeos da ocorrência que circulam nas redes sociais mostram o homem baleado com sangue escorrendo no corpo, enquanto outras pessoas discutem com os agentes. A GCM diz que as vítimas foram “prontamente” encaminhadas ao Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), onde receberam atendimento. Os dois serão levados para a Central de Flagrantes, onde deverão registrar a ocorrência.
O g1 e a TV Bahia também procuraram a Polícia Civil para apurar se uma investigação será instaurada, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
G1