Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Bahia atinge 100% de adesão dos municípios no Dia D da vacinação contra a gripe

Neste sábado (10), Dia D da vacinação contra a gripe, todos os 417 municípios baianos aderiram à mobilização nacional, numa demonstração de unidade e compromisso com a saúde pública. Em Salvador, a ação contou com um drive-thru de vacinação montado no estacionamento do Centro de Convenções, fruto de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura.

A mobilização teve início na sexta-feira (9), quando 899 doses foram aplicadas apenas no drive, segundo a coordenadora de imunização da capital, Doiane Lemos. “Hoje, esperamos superar esse número. A adesão da população tem sido expressiva e mostra que as pessoas compreendem a importância de se proteger”, afirmou.

Presente na ação, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, reforçou o apelo pela vacinação como forma de cuidado coletivo. “Vacinar é mais do que um ato de proteção individual: é um gesto de amor com quem a gente ama e também com quem a gente não conhece. É assim que fortalecemos o SUS e salvamos vidas”, declarou.

O governador em exercício, Geraldo Júnior, também acompanhou a mobilização e destacou o esforço conjunto para alcançar os baianos em todos os territórios. “Estamos nas ruas, nos postos e nos shoppings, garantindo que todos tenham acesso à vacina. Essa é uma demonstração clara de que saúde é prioridade para o nosso governo”, disse.

A ação ocorre na véspera do Dia das Mães e busca sensibilizar as famílias a cuidarem umas das outras. A campanha tem como público-alvo mais de 3,6 milhões de baianos, sendo as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos os públicos prioritários.

Também fazem parte dos grupos elegíveis as puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.

Até o momento, mais de 880 mil doses já foram aplicadas em toda a Bahia, que ocupa a quinta colocação no ranking nacional de cobertura.

A Bahia registrou uma redução de 37,11% nos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) em relação ao mesmo período do ano passado. A vacinação segue como principal estratégia para evitar o agravamento dessas doenças, especialmente com a chegada do período mais frio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PSG
Ônibus do PSG é atacado na Espanha após jogo da Liga dos Campeões
O ônibus do Paris Saint-Germain foi alvo de ataques na madrugada desta quinta-feira (11), após o empate...
Portugal e Brasil
Brasileiros foram mais da metade dos deportados em Portugal, diz jornal
Mais da metade dos estrangeiros deportados de Portugal em 2024 e 2025 eram brasileiros: 236 dos 411 casos...
Hugo_Calderano_b207aec8e2
Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals
Francês é o mesmo que superou o carioca na luta pelo bronze em Paris Número 3 do mundo, o carioca Hugo...
jornalistas
Entidades condenam, em audiência no Senado, cerceamento a jornalistas
Discussão foi proposta por Paulo Paim na Comissão de Direitos Humanos A ação violenta de policiais legislativos...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar