Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Bahia reestreia voando como o Super-Homem e Vitória mergulha perigosamente na zona

Chico Araújo

No retorno do Brasileirão, após o recesso do Mundial de Clubes, Bahia e Vitória continuaram os mesmos. O tricolor com uma armação tática que vem dando resultado, manteve a escrita em seus domínios e fez um jogo que ficará na imaginação do torcedor. Já o rubro-negro, passa por reformulação, jogou sua primeira partida sob os olhos do novo técnico Fábio Carille, mostrou progresso no setor defensivo, mas ainda vai dar muita dor de cabeça ao torcedor, que viu o time ingressar no Z-4, na tarde de sábado.

De Superman, numa promoção em parceria com o novo filme do homem de aço, o Bahia reestreou no Brasileirão – poucos dias depois de superar o Fortaleza e garantir vaga na semifinal do Nordestão – de olho no recorde de conquista de títulos na competição regional -, mostrando o mesmo futebol que vem encantando o Brasil desde o ano passado. Rogério Ceni, tendo como base a formação tática do Manchester City, conseguiu montar um esquema sólido, com boas trocas de passes, que carece apenas de melhor conclusão das jogadas.

Diante de um adversário direto pelo G-4, o tricolor fez uma partida organizada, séria, mantendo mais posse de bola e sem dar chance a falhas. O Atlético Mineiro, agora na qualidade de freguês do tricolor, com derrotas seguidas – bem que tentou. COm um elenco mais qualificado, até que buscou o gol. Foi surpreendido no início da segunda etapa, com o gol de Luciano Juba mas não se abateu. Foi para cima, num jogo de igual e conseguiu o empate com um gol olímpico histórico na Fonte Nova. Um petardo de Hulk, em cobrança de escanteio, direto para o gol, vencendo o goleiro Marcos Felipe, que é acusado de ter se posicionado mal.

Um susto, mas em noite de Guerra Civil entre herois dos universos Marcel e DC, foi o time do Super Homem, personagem identificado com o mascote da torcida tricolor, homenageado por uma camisa que lembra a capa do homem de aço, acabou como todo filme de herói, com emoção no instante final. Michel Araújo, deu uma de herói e marcou um gol com carimbo de insistência. 2×1, torcida feliz, terceiro lugar temporário, motivação para o que vem pela frente e na terça já tem o retorno do time à sulamericana, contra o América de Cali, para tentar classificação às oitavas de final da competição internacional.

O tricolor ainda não anunciou contratações – bastante esperadas pela torcida – nesta janela recém-aberta, mas certamente devem chegar um goleiro, um zagueiro (já que Kanu se recupera de cirurgia) e um atacante para dividir posição com William José e Lucho Rodrigues.

Foto: ECVitória

Estreia de Carille
Se Carille conseguiu passar alguma mensagem ao time do Vitória, em apenas um dia de treino, o papo deve ter sido voltado para a parte defensiva. O Leão mostrou maior competência na defesa. Buscava se afastar do Z-4 e ganhar sua primeira partida fora de casa neste Brasileirão. Um empate possibilitaria ao Leão ficar fora co Z-4. Mas, poucas chances teve no ataque, num jogo chato taticamente, irritante até. Acabou penalizado por um gol no apagar das luzes do estádio do Beira Rio, trocando de posição com o Internacional, que deixou a zona de rebaixamento, que agora conta com a presença do rubro-negro.

Um Vitória estranho, depois de uma limpeza promovida pela diretoria, com as saídas de Hugo, Fau, Carlos Eduardo, Bruno Xavier, Janderson, Gabriel, Wellington Rato e Gustavo Mosquito. Chegaram outros três: Thiago Couto, Rúben Rodrigues e Renzo López- que ainda não foi regularizado. Momento complicado para o clube que tinha um presidente pra lá de motivado no início da temporada, falando em títulos e tempo de permanência na Sulamericana. Vice-campeão baiano, com o rival Bahia comemorando título no Barradão, desclassificado precocemente da Copa do Brasil e do Nordestão (contra Náutico e Confiança, times da terceira divisão), tem de sobra apenas o Brasileirão para tentar a sobrevivência.

Carille, técnico com título importante no cenário nacional, agora deve ter um empenho maior em montar uma equipe com suas características, mas o time ainda é carente de bons jogadores. Outros atletas vão chegar nesta janela de julho, mas a torcida não deve esperar qualidade. Tudo indica, será um campeonato lutando contra o rebaixamento e olha que faltam ainda 21 partidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!