Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Banco do Nordeste lança plano de ação para o empreendedorismo feminino

O Banco do Nordeste (BNB) promove, nesta segunda-feira, 18, o Plano de Ação Territorial (PAT) de Empreendedorismo Feminino, no auditório da Unex, em Feira de Santana (BA). Como parte da programação do I Seminário “Movimenta Mulher: caminhos para autonomia, igualdade e liderança”, o evento contará com as presenças da diretora de administração, Ana Teresa de Carvalho, e do diretor financeiro e de crédito do BNB, Wanger Alencar.

O dia 19 de novembro foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas como o dia mundial do empreendedorismo feminino para a valorização das mulheres que empreendem. A diretora do BNB, Ana Teresa de Carvalho, será uma das palestrantes e destaca a importância da participação das mulheres no empreendedorismo. “O empreendedorismo feminino é de extrema importância para o desenvolvimento de economias mais robustas, inclusivas e sustentáveis. Ele promove mudanças sociais que podem beneficiar toda a sociedade e é fundamental que políticas públicas e iniciativas privadas apoiem essas mulheres a superar os desafios que elas enfrentam no mundo dos negócios, oferecendo acesso a financiamento, redes de apoio e capacitação”, pontuou a executiva.

O PAT Empreendedorismo Feminino é fruto da ação do Comitê Gestor Territorial do Portal do Sertão, por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Proteder), tem o objetivo de capacitar mulheres empreendedoras que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica, oferecendo ferramentas e conhecimentos práticos que possam contribuir para sua autonomia financeira e fomentar o empreendedorismo na região. O PAT conta com parceiros como a Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), Business Professional Women (BPW) Bahia, Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana (CDL), Câmara da Mulher Empresária (CME), Central Única das Favelas (Cufa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sindicato do Comércio de Feira de Santana (SICOMFS) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Por meio do Prodeter, o Banco do Nordeste atua nos diversos territórios baianos, promovendo a integração entre as políticas públicas e ações de desenvolvimento das atividades vocacionadas. Com um conjunto de estratégias para potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais e fortalecimento da governança por meio de comitês locais e territoriais, o programa é um dos principais pilares do desenvolvimento territorial em todo o estado, com apoio de parceiros.

Além do lançamento do PAT Empreendedorismo Feminino, a programação do Seminário Movimenta Mulher inclui mesas de diálogo sobre cuidado, acesso ao crédito e apresentações culturais. O evento é promovido pela Câmara Mulher Empresária e o Sindicato do Comércio de Feira de Santana (SICOMFS), em parceria com o Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), o Banco do Nordeste por meio do Proteder, o Projeto Mulheres de Negócios – Potência Feminina e a Clara Idea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!