Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Banda de Música da Guarda Civil Municipal realiza série de apresentações juninas

A Banda de Música da Guarda Civil Municipal (GCM) está com a agenda cheia na programação de São João, levando muita música para animar os espaços públicos e instituições municipais de Salvador. Desde o início do mês, a banda – seja na versão completa ou grupo de forró, com número reduzido de integrantes – vem se apresentando em diversos locais na cidade, como o Hospital Ana Nery, a UPA Maria Conceição e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Piatã, dentre outros.
Para junho, há uma série de apresentações agendadas, com um repertório que vai desde clássicos pé de serra tradicional quanto músicas atuais. “A cada ano adaptamos o nosso repertório de acordo com os pedidos, mas o público pode esperar uma mistura de vibração tradicional e contemporânea, com muita dança e diversão. Gostamos de levar a música para as pessoas como uma forma de oferecer um pouco de alívio e alegria”, afirma o guarda municipal e um dos membros da banda, Leandro Magalhães.
O grupo de forró se apresenta no próximo dia 6, na festa junina do Grupo Viva Vida, no Mercado São Miguel (Baixa dos Sapateiros). No dia 7, encerra a agenda do Maio Laranja, na sede da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), no Comércio, além de se apresentar para idosas em Santo Antônio Além do Carmo.
Nos dias 11, 13, 17 e 18, respectivamente, a animação estará garantida nos CAPs do Rio Vermelho, Nzinga, Paripe, Brotas, São Caetano e Pelourinho; no dia 19, na Clínica Nephron; e no dia 21, no Hospital da Mulher. Em julho, a programação inclui ainda os destejos do 2 de Julho (Independência do Brasil na Bahia) e uma apresentação no Senac, no dia 5.
Banda – A banda estará presente no dia 5 de junho, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na Avenida San Martin; no dia 10, no Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cretea), no Campo Grande; no dia 12, na Escola Municipal 15 de Outubro, no Calafate; no dia 14, no Forró das Idosas, na Avenida San Martin; no dia 17, no Caps II Aristides Novis, em Brotas; no dia 19, no Abrigo Dom Pedro II, em Piatã; no dia 20, no Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência (CAPD) de Irmã Dulce, no Largo de Roma; e no dia 21, no Instituto dos Cegos da Bahia (ICB), no Barbalho.
Perfil – O grupo de forró da Banda da Guarda Civil Municipal foi criado em 2021 com o intuito de tocar nos locais de vacinação para os profissionais de saúde e pacientes. Na época, não houve celebração presencial do São João, devido ao período crítico da pandemia de Covid-19.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Veja também

Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...
vôlei
Vôlei: Brasil vira batalha contra a Itália e avança à final da VNL Feminina
O Brasil está na final da Liga das Nações Feminina de Vôlei (VNL). Neste sábado (25), a Seleção Brasileira...
F1
Fórmula 1: Norris lidera último treino do GP da Hungria; Bortoleto fica em 11º
O sábado do GP da Hungria começou com a McLaren na liderança. Lando Norris registrou a melhor volta do...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026