Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Bandeira Tarifária em julho seguirá Vermelha Patamar 1; Neoenergia Coelba reforça dicas de economia para reduzir o impacto na conta

A Bandeira Tarifária continuará Vermelha, Patamar 1, no mês de julho, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O órgão confirmou, nesta sexta-feira (27), que o adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos permanecerá no próximo mês. A decisão ocorre devido à continuidade do baixo volume de chuvas e às condições menos favoráveis dos reservatórios, o que impacta diretamente na geração de energia.

 

Com a Bandeira Vermelha, a Neoenergia Coelba chama ainda mais atenção para a necessidade de um consumo consciente de energia elétrica. Além da economia financeira, o cliente contribui com o meio ambiente, evitando desperdícios com a adoção de pequenas mudanças de hábitos que o transformam em um consumidor mais responsável.

 

Confira algumas dicas para economizar na conta:

 

Ar-condicionado e ventilador

Mesmo em períodos mais amenos, como julho, muitas pessoas continuam usando ar-condicionado, que está entre os aparelhos que mais consomem energia em residências. Para garantir o uso eficiente, a Neoenergia Coelba recomenda manter a temperatura entre 23ºC e 25ºC e programar o desligamento automático durante a madrugada. Outra opção é optar por aparelhos com tecnologia Inverter, que são até 60% mais econômicos por evitarem picos de energia.

 

Na hora da compra, prefira equipamentos com Selo Procel ou categoria A de consumo. A instalação deve ser feita no alto da parede e em paralelo ao lado maior do cômodo. Também é essencial manter a manutenção em dia e limpar filtros e saídas de ar a cada duas semanas.

 

Após a refrigeração do espaço, ventiladores de teto podem ser usados para manter o ambiente agradável com menor consumo. Vale lembrar: quanto maior a velocidade, maior o consumo.

 

Chuveiro elétrico

Prefira banhos curtos e utilize o aparelho na opção “verão”, que consome até 30% menos energia. Desligue a água enquanto se ensaboa e use sempre resistências originais, pois as inadequadas podem aumentar o consumo e trazer riscos. Se possível, considere a substituição por um aquecedor solar térmico.

 

Geladeiras

Evite colocar alimentos quentes dentro da geladeira e verifique com frequência a borracha de vedação. O aparelho deve ficar a pelo menos 10 cm de distância da parede. Abra a porta o mínimo possível e por tempo reduzido para evitar sobrecarga no motor.

 

Iluminação natural e uso de LED

 

Aproveite ao máximo a luz natural, mantendo cortinas e janelas abertas durante o dia. Apague as luzes dos cômodos desocupados e prefira as lâmpadas de LED, que consomem cerca de 40% menos energia. Além da economia, o LED tem vida útil maior (em média 25 mil horas) e não contém substâncias tóxicas, como o mercúrio presente em lâmpadas fluorescentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar