Salvador, 24 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Bike Salvador ganha mais nove estações e serviço é ampliado após parceria com a Uber

O sistema de bicicletas compartilhadas do Bike Salvador ganhou mais nove estações para a retirada das “laranjinhas”, entre as regiões do miolo, centro e orla marítima. Além disso, os usuários que utilizam a plataforma passaram a contar com mais uma opção para o aluguel dos veículos, através do aplicativo da Uber.
A empresa tornou-se parceira do sistema em junho do ano passado e, desde então, mais de 7,1 mil viagens foram realizadas apenas pelo app da multinacional americana. Por ele, soteropolitanos e turistas podem solicitar uma bicicleta escolhendo a opção “Duas Rodas”, na tela inicial. Em seguida é necessário selecionar a estação na qual o usuário se encontra no momento e escanear o QR Code da bike desejada. Vale ressaltar que o app Bike Itaú prossegue na operação.
619 bicicletas – A ação integra o conjunto de investimentos feitos pela capital baiana para estimular o uso do modal de transporte sustentável. O sistema de bicicletas compartilhadas atualmente tem, ao todo, cerca de 400 unidades convencionais e 219 elétricas.
Todas elas podem ser retiradas nas 60 estações, incluindo as nove que entraram em funcionamento na cidade nos seguintes locais: Campo Grande II (esquina com a Rua Banco dos Ingleses), Rua Professor Sabino Silva (esquina com Avenida  Oceânica), Avenida Anita Garibaldi, duas na Pituba (Praça Belo Horizonte e acesso à estação BRT), além de Itaigara (junto à faixa de pedestres para acesso à estação BRT).
As demais estações estão em Armação (próxima à faixa de pedestres junto ao supermercado Bompreço), Alameda Salvador (próximo ao Shopping Salvador) e Praça Castro Alves (em frente à base de polícia, próximo ao Teatro Glauber Rocha). Em função do Carnaval, quatro dessas nove estações (Anita Garibaldi, Praça Castro Alves, Sabino Silva e Campo Grande II) serão realocadas temporariamente.
Bikes elétricas – As bicicletas elétricas começaram a ser incorporadas ao Bike Salvador nos últimos quatro meses. Robustas, elas têm velocidade limitada a 25 km/h, autonomia para funcionar por até seis horas, e tecnologia de pedal assistido, que é acionada ao simples pedalar, facilitando a locomoção em ladeiras e terrenos íngremes. São os mesmos modelos que estão disponíveis em cidades como Nova Iorque, Londres, Chicago, Dubai e Barcelona.
Em dez anos, o sistema Bike Salvador acumula mais de 5,9 milhões viagens e 490 mil de usuários cadastrados, segundo dados do Movimento Salvador Vai de Bike (MVSB). “As pedaladas proporcionadas pelo sistema em 2023 somaram 6,2 milhões de quilômetros rodados, o equivalente a mais de 210 voltas ao mundo de bicicleta, o que economizou potencialmente mais de 450 toneladas de CO² que seriam dispensados na atmosfera”, compara Liana Oliva, coordenadora do MVSB.

Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

Veja também

unnamed (1)
Já com mais de 40 jogos no ano, Igor Fernandes valoriza ‘empenho coletivo’ do Náutico e projeta confronto com o Juventude
Jogando fora de casa pela Série B do Brasileirão, o Náutico somou um ponto importante diante do Goiás....
AME Pirajá
Multicentro AME Pirajá realiza Dia D do Outubro Rosa com oferta de mamografias
O Multicentro AME Pirajá, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, realiza, neste sábado (24),...
Prefeito Bruno Reis na Câmara de Salvador-Foto-Betto Jr
Bruno Reis repudia violência sexual contra agente de endemias em Salvador: “Episódio revoltante, covarde e inaceitável”
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, repudiou, nesta quinta-feira (22), o caso de uma agente de combate...
Blue Run Salvador - edição 2025 - Crédito - Fotoshow 2
Meia Maratona Blue Run Salvador Mater Dei terá mais de R$ 33 mil em premiações
Com percursos de 5, 10 e 21 km, prova acontece em 1º de novembro e recebe inscrições até 30 de outubro...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos