Salvador, 27 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Camaçari comemora 266 anos de emancipação política com desfile cívico neste sábado (28)

Após a realização das celebrações cívicas em Monte Gordo e Vila de Abrantes, prenunciando a data magna do município, o aguardado desfile cívico de 28 de Setembro finalmente se aproxima, coroando, neste sábado (28/9), os festejos pelo aniversário de 266 anos de emancipação política de Camaçari. O evento acontece a partir das 8h, na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), e contará com a participação de sete escolas municipais, o que corresponde a mais de 2 mil estudantes.

Promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o desfile cívico de aniversário do município contará com pelotões temáticos, que levarão à avenida mensagens repletas de cor, brilho e esperança, inspiradas no tema “O Futuro em Nossas Mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e Partidas”.

A titular da Educação, Neurilene Martins, conclama a população para essa celebração coletiva. “Vamos celebrar os 266 anos de Camaçari juntos, inspirados na história, cultura, belezas naturais e no seu povo, evidenciando como tudo isso se entrelaça com o papel da escola, na perspectiva das aprendizagens, da cidadania e de um futuro cada vez melhor”.

Participarão do desfile cívico de 28 de Setembro as seguintes unidades públicas de ensino: as escolas municipais Professora Edelzuita Barreto Bahia, Denise Tavares, Edivaldo Machado Boaventura, e Professora Laurita de Souza Ribeiro; os centros Educacional Monteiro Lobato e Integrado de Educação Infantil (CIEI) Verde Horizonte; e do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária.

Além das apresentações das escolas, também são aguardadas as performances de grupos percussivos e de cultura popular, filarmônicas, entidades convidadas, bem como bandas marciais e fanfarras, que recebem apoio por meio da 3ª edição do Edital Evandro Amaro, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a Seduc, além do apoio de outras pastas e órgãos da estrutura administrativa, e instituições parceiras.

Veja também

morto
Chapada Diamantina: jovem de 20 anos é morto a tiros; violência gerou tumulto
Um jovem de 20 anos foi morto a tiros na madrugada desta segunda-feira (26), no centro de Itaberaba,...
Feira de Santana - ACM (2)
Prefeitura na Bahia é punida após expor dados de 1,2 mil pessoas, incluindo pacientes com HIV
A Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) puniu a Prefeitura de Feira de Santana, segunda maior...
Lapa
Mudanças em pontos de ônibus da Estação da Lapa são adiadas e terão início nesta terça-feira
A Secretaria de Mobilidade (Semob) adiou mais uma vez o início das alterações em pontos na Estação da...
Polícia civil
Polícia Civil resgata homem sequestrado em Pirajá e mantido em cativeiro no Calabetão
A Polícia Civil libertou nesta segunda-feira (26) um homem que havia sido sequestrado durante a madrugada...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos