Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Camaçari contribui para construção do Plano Nacional de Arborização Urbana em oficina no Recife

Camaçari marcou presença na Oficina Regional Nordeste do processo de elaboração do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU), realizada na última sexta-feira (4), em Recife. O encontro reuniu gestores públicos, técnicos e especialistas de diversos estados com o objetivo de colaborar na criação de uma política nacional voltada à expansão e ao fortalecimento das áreas verdes nos centros urbanos do Brasil.

Representando o município, participaram o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Rodrigo Nogueira, e o coordenador de Projetos e Planejamento da Sedur, Fábio Costa. A presença da equipe foi estratégica para assegurar que as demandas e características locais sejam contempladas no documento, que busca enfrentar os crescentes desafios ambientais e climáticos nas cidades brasileiras.

Ao longo do dia, os representantes de Camaçari se engajaram em debates, oficinas temáticas e dinâmicas em grupo que trataram de elementos essenciais do plano, como escopo, metas, indicadores, modelo de governança e plano de ação. O evento também proporcionou um espaço para discutir problemas urbanos urgentes, como ilhas de calor, poluição do ar, inundações e deslizamentos, e apresentou a arborização urbana como uma solução baseada na natureza, com potencial para regular o microclima, melhorar a qualidade do ar, preservar os recursos hídricos e aumentar a resiliência urbana.

Para o secretário Rodrigo Nogueira, a participação de Camaçari reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável. “A expectativa é que o PlaNAU, uma vez consolidado, fortaleça a capacidade dos municípios de planejar e executar políticas de arborização mais eficazes. Para Camaçari, estar alinhada a essa iniciativa nacional representa um avanço importante na nossa agenda ambiental e na construção de uma cidade mais sustentável e resiliente para todos os cidadãos”, afirmou.

O PlaNAU é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e implementado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, no âmbito do Programa Cidades Verdes Resilientes, instituído pelo Decreto nº 12.041/2024. Vale destacar que o plano nacional não substitui os planos municipais ou estaduais, mas atua como um guia estratégico, oferecendo diretrizes, orientações e recomendações para fortalecer as ações locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar