Salvador, 18 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Camaçari é ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024

Com um histórico de ações disruptivas voltadas para a qualificação da oferta da educação pública, sobretudo no atendimento aos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), conquistou medalha de ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024 por atender aos critérios estabelecidos pelo programa. O município pontuou em todos os tópicos, alcançando um total de 89 pontos.

 

Entre os critérios analisados, itens que vão desde a instituição da política municipal de alfabetização, alinhada às diretrizes do programa, até a instrumentalização para a efetiva realização dessa política, por meio de distribuição de materiais didáticos complementares, passando também pelas ações de formação docente.

Iniciativas como a implementação do Sistema Próprio de Ensino (SPE), colaboraram significativamente para essa conquista. Outro marco dessa jornada foi a abertura do Programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), realizada no mês de junho de 2024, que deu início a uma série de encontros formativos com os professores da Educação Infantil, com foco em discussões, reflexões e práticas pedagógicas relacionadas às especificidades inerentes às primeiras etapas de ensino, inserindo a criança na cultura do escrito antes mesmo do ensino fundamental.

De acordo com a Seduc, a medalha de ouro é reflexo da inteligência colaborativa da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari, que tem empreendido esforços para garantir a oferta qualificada e equânime do ensino público. 

A iniciativa, que é do governo federal, através do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), é desenvolvida dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e visa reconhecer secretarias de educação estaduais, municipais e distrital com boas práticas de implementação da política. O resultado foi divulgado na quinta-feira (5/12).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

55046723069_f9373740d3_c
Bahia atropela o Galícia na Fonte Nova
O Bahia não encontrou dificuldades para golear o Galícia, por 3×0, pela terceira rodada do Baianão....
Michael
Santos avança por contratação de atacante Michael, do Flamengo
O Santos avançou para mais uma contratação para a temporada de 2026. Segundo a ESPN, o clube está com...
Bailinho de Quinta 03
Terraço do Barra recebe Bailinho de Quinta com show aberto ao público neste sábado (17)
Neste sábado (17), o Terraço do Barra recebe show exclusivo do Bailinho de Quinta, a partir das 17h....
Bianca Reis - Luciana Bahia
Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida
O janeiro branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014, que busca chamar a atenção para o tema da...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar