Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Camaçari ganha destaque nacional como exemplo de educação sustentável

O Centro Educacional Santo Antônio (CESA), localizado no bairro de mesmo nome, foi responsável em colocar a educação municipal de Camaçari como destaque no cenário nacional. A premiação, concedida por meio do programa Parceria Pela Valorização da Educação (PVE), é resultado do projeto “Horta Escolar: Maria Felipa”, apresentado pela unidade.

A conquista ocorreu durante o Encontro Impacto Positivo Educação 2025, pelo Instituto Votorantim, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e parceria com governos municipais e estaduais. O município alcançou o primeiro lugar na categoria Gestão Escolar, evidenciando quesitos como educação antirracista, sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Esse prêmio simboliza o poder transformador da educação, mesmo nos contextos mais desafiadores. A educação precisa chegar a todos, inclusive àqueles que mais precisam de oportunidade para recomeçar”, celebrou o gestor da Secretaria de Educação (Seduc), Márcio Neves.

Batizada de Maria Felipa, em homenagem a heroína negra baiana, a horta tornou-se um espaço apreciado pelos alunos, despertando o cuidado com o coletivo, além de fortalecer vínculos comunitários. O projeto, é desenvolvido pela equipe do CESA, com apoio Seduc, da Votorantim Cimentos, da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), da empresa Arborize e da gestão da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Irmã Dulce, a iniciativa envolveu voluntários, professores e estudantes.

Conforme a gestora do CESA, Cristiane de Andrade Pimenta, o projeto integra a série de atividades extracurriculares ofertadas pelo centro, com o intuito de aproximar mais os discentes do ambiente escolar, de forma dinâmica. Resultado celebrado, em vista da adesão de cada estudante. “Toda comunidade escolar foi mobilizada. Os alunos colaboraram em massa, estavam sempre perguntando quando iriam que começar a cultivar, era nítido ver que eles queriam trabalhar com a terra, plantar e colher alimentos”, lembrou.

O centro educacional atende na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), e funciona dentro da casa Irmã Dulce, unidade de atendimento socioeducativo, sob a gestão da Fundac.

Prêmio PVE

Essa foi a 4ª edição do Prêmio PVE, sob a temática ‘Inovar hoje para transformar o amanhã’, com o intuito de dar visibilidade a temas relacionados à equidade e aos impactos climáticos, a exemplo da igualdade étnico-racial e de gênero, inclusão e permanência de estudantes com deficiência, educação ambiental, educação para prevenção de riscos e desastres climáticos, bem como a educação para reparação, regeneração e desastres climáticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar