Salvador, 25 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Campanha Antirrábica em Salvador imuniza 160 mil animais em um mês

Em um mês de Campanha Antirrábica, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) protegeu 160 mil cães e gatos de Salvador. A estratégia seguirá até o dia 6 de setembro com a meta de imunizar 261 mil animais, e a mobilização conta com 100 postos de saúde de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.

A estratégia também envolve duplas de agentes de saúde in loco nas localidades da capital baiana para aplicação da imunizante e pontos de vacina em locais de grande circulação, como shoppings centers aos finais de semana. Para ter acesso à dose não é necessário apresentar documentação, basta o animal ter idade igual ou superior a três meses de idade e estar saudável. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

A chefe do Setor de Vigilância e Controle da Raiva Animal e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ), Danielle Dantas afirma que as iniciativas para levar a dose para a população têm tido êxito. “A adesão expressiva se dá em virtude da distribuição das equipes em locais acessíveis para que cada tutor possa, dentro da sua rotina, levar seu animal para tomar o imunizante. Entendemos que ao longo da semana útil, muitos papais e mamães de pet não conseguem dedicar esse tempo para os cuidados com a saúde, por isso, essa atividade também aos sábados e domingos, o que estimula a procura pela vacina”.

Danielle ressalta ainda que a raiva possui quase 100% de letalidade. “A forma mais efetiva para evitar o contágio e manter Salvador livre da raiva humana é através da imunização”.

A lista completa dos postos de saúde pode ser consultada no Fala Salvador, no número 156 ou pelo telefone do CCZ, no (71) 3202-0984, onde será possível também tirar dúvidas.

Foto: Igor Santos/Secom PMS

Veja também

55610431705_f941f374d7_c
Debaixo de muita chuva e com Neymar expulso, Bahia cede empate ao Santos no apagar das luzes
O Baia perdeu uma grande oportunidade de voltar ao G-5 do Brasileeirão. Debaixo de uma chuva que deixou...
flavio-lula
Últimas pesquisas apontam empate técnico, mas com vantagem para Flávio Bolsonaro
As três pesquisas de opinião sobre o segundo turno das eleições divulgadas neste sábado repetiram o empate...
Rodoviária
Gratuidade no transporte facilita deslocamento de eleitores para o segundo turno na Bahia
Operação Vai e Vota registra mais de 46 mil passagens emitidas e cerca de 1.200 horários extras para...
Foto Joá SouzaGOVBA7 (1)
Governo do Estado promove ações de saúde no Subúrbio de Salvador
Programa Cuidar de Quem Cuida reuniu atividades físicas, acolhimento e serviços de autocuidado; Salvador...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos