No final de semana em que Ilhéus celebrou seu aniversário de 491 anos, a cidade ganhou de presente uma festa dedicada ao surf. A terceira etapa do Campeonato Baiano aconteceu entre os dias 27 e 29 de junho, ocupando a Praia do Norte – um dos picos mais tradicionais da região, com a participação de cerca de 70 atletas entre 10 e 68 anos.
Esse encontro de gerações tem se mostrado uma excelente oportunidade para a troca de experiências, aproximação entre surfistas e celebração de um estilo de vida único.
Nem a chuva atrapalhou – O inverno baiano é conhecido pelas chuvas constantes e a oscilação das condições climáticas. Ainda assim, o mar manteve excelente regularidade, e os surfistas conseguiram extrair manobras de alto nível durante as baterias.
Com séries consistentes quebrando na bancada principal, os atletas encontraram ondas de 1 metro com boa formação, especialmente nas primeiras horas da manhã. O vento terral predominou no sábado, garantindo paredes limpas e manobráveis, ideais para os aéreos e rasgadas de borda.
No domingo, o swell se manteve ativo, com algumas séries mais demoradas, mas ainda oferecendo boas oportunidades para quem soube escolher. O palco natural colaborou com momentos de alto nível técnico e muita emoção nas baterias decisivas.
Masters em ação – As categorias Master (de 35 a 60+) contaram com representantes de diversas cidades da Bahia. O destaque ficou para o ilheense Marcelo Alves, que brilhou no pódio em três categorias: Pré-Master, Master e Kahuna.
Nas categorias de base, destacaram-se os atletas João Jesus Fiorentino, Bernardo Bicalho e Yan Reis – todos com presença dupla no pódio. Bicalho foi campeão da Sub 18 e vice na Sub 16; JJ ficou com o vice na Sub 14 e o título da Sub 12; já Yan foi campeão da Sub 10 e terceiro colocado na Sub 12.
Esta é a terceira etapa consecutiva que contempla a categoria feminina com premiação em dinheiro. Desta vez, quem levou a melhor foi a jovem Kaylane Cardoso, que surfou com estilo e ousadia para se tornar campeã do Baiano de Surf Ilhéus 2025.
Sobre a FBSurf – A Federação Baiana de Surf (FBSurf) é hoje uma das entidades mais atuantes do país, com recorde de etapas realizadas no circuito estadual. Ao longo desta gestão, a FBSurf vem se fortalecendo com foco na profissionalização, formação de atletas e ampliação de parcerias estratégicas — como o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).
Com dez associações locais filiadas e atuação ao longo de todo o litoral baiano, a FBSurf promove e chancela campeonatos desde as categorias de base até o alto rendimento, incluindo o parasurf. Todos os eventos contam com cobertura por apólice de seguro para atletas e comissão técnica, reforçando o compromisso com a segurança e o bem-estar de quem vive o esporte.
A etapa de Ilhéus foi realizada pela FBSurf, com apoio da Associação Sul Baiana de Surf, Governo do Estado da Bahia, SUDESB, SETRE, Prefeitura de Ilhéus, Secretaria de Esporte de Ilhéus, Ticketsports, Férias Itacaré, Cabana North Shore, Pousada Eden Rio, Hamburgão e Pizzaria Dom Rei.
Classificação final
SUB 18
1 – Bernardo Bicalho
2 – Brayan Pessoa
3 – Lucca Yamasaki
4 – Gonçalo de Brito
SUB 16
1 – Jean Matos
2 – Bernardo Bicalho
3 – Yan Rodrigues
4 – Guilherme Simões
SUB 14
1 – Pietro Matos
2 – João Jesus
3 – Bernardo Lerner
4 – Miguel Becker
SUB 12
1 – João Jesus
2 – Rafa Galeno
3 – Yan Reis
4 – João Gabriel
SUB 10
1 – Yan Reis
2 – José Vieira
3 – Maria Suella
FEMININO
1 – Kailane Cardoso
2 – Luna Jin ly
3 – Elane Cavalcante
4 – Adriele Aragão
PRÉ-MASTER
1 – Marcelo Alves
2 – Wallace Sampaio
3 – Luan Bomfim
4 – Roni Cabral
MASTER
1 – Thiago Silva
2 – Wallace Sampaio
3 – Marcelo Alves
4 – Leandro Mendes
KAHUNA
1 – Ademar Tavares
2 – Marcelo Alves
3 – Mauricio Weill
4 – Roberto Campos
LEGEND
1 – Auro Pisani
2 – Jabes Local