Salvador, 22 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Caravana de Direitos Humanos chega ao Baixo Sul com ações em Valença e Camamu

A Caravana de Direitos Humanos chega a sétima e oitava edições, levando serviços públicos e ações de cidadania no território do Baixo Sul. Nos dias 27 e 28/05, a Caravana estará no município de Valença, e nos dias 29 e 30/05, em Camamu. Nas duas cidades, o objetivo é alcançar, principalmente, populações rurais e quilombolas.
A Caravana é uma articulação da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJDH-BA) com órgãos públicos e instituições parceiras, para levar políticas públicas e informação aos territórios. Participam da Caravana em Valença: o Tribunal de Justiça da Bahia, o Instituto de Identificação Pedro Mello (SSP-Ba), o INSS, a Associação dos Registradores Civis do Estado da Bahia (ARPEN), a Secretaria Municipal de Saúde de Valença, a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Coordenação Geral de Políticas para a Juventude (SERIN-Ba), o SineBahia (Setre) e o Ministério Público Estadual (MP-Ba), que fará uma ação voltada ao reconhecimento de paternidade no território.
Serviços
Os serviços serão disponibilizados nos dois dias (27 e 28), de 9h às 16h, no Colégio Estadual Quilombola Bernardo Bispo dos Santos, no quilombo do Jequiriçá. As ações formativas acontecerão na Igreja Bom Jesus da Lapa e na Federação das Associações dos Agricultores do Jequiriçá – FAAJ. Esta última também receberá a ação do MP-Ba, que acontece na manhã do dia 27 (terça-feira), e tem por objetivo atender famílias cujas crianças não possuem o nome do pai no registro civil. Serão feitos os registros por reconhecimento espontâneo de paternidade e também encaminhamentos para exames de DNA, nos casos em que não for possível o caminho pelo reconhecimento espontâneo.  Com apoio da Secretaria de Saúde de Valença, também haverá ação de imunização, aferição de pressão arterial e glicemia, teste rápido para IST’s, além de atendimento com clínico geral e dentista durante a Caravana.
Em Camamu, os serviços ocorrem no Colégio Estadual de Tempo Integral Luís Rogério de Souza, no dia 29, das 14 às 17h, e no dia 30, das 9h às 16h. Na tarde do dia 29 (quinta-feira), também acontecerá uma programação com ações formativas.
A Caravana de Direitos Humanos tem como estratégia aproximar o Estado das pessoas que mais precisam de políticas públicas e promover educação em Direitos Humanos, como via de acesso à cidadania. Dentre os principais serviços disponibilizados na ação itinerante estão a emissão de documentação (Título de Eleitor, Passe Livre Digital para Pessoas com Deficiência, Certidão de Nascimento e Casamento, ID-Jovem, Carteira de Identidade Nacional, entre outros), orientações jurídicas, orientações de acesso à políticas públicas, cadastro em Programas sociais e a renegociação de dívidas (Procon-Ba).

Veja também

sao_paulo_curso_de_ingles_2
Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026
MP assinada por Lula atualiza valor, que cresce acima da inflação O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
conselho_federal_de_medicina_cfm
CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional
Para faculdades, discurso dos médicos é corporativista Agência Brasil O Conselho Federal de Medicina...
6971708dd2b92_WhatsApp Image 2026-01-21 at 20.53
Vitória desencanta e goleia a Juazeirense no Barradão
Depois de três empates nas primeiras rodadas do Baianão, o Vitória levou a campo o time principal e desencantou....
Boulos
Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
Em entrevista ao Bom dia, Ministro, ele defendeu a redução da jornada O ministro da Secretaria-Geral...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar