Salvador, 18 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Cárie dentária é o principal problema bucal que atinge os brasileiros; dentista dá dicas de como evitá-la

No Brasil, o principal problema bucal continua sendo a cárie dentária, caracterizada por manchas amarronzadas ou brancas nos dentes. De acordo com o cirurgião-dentista e especialista em Implantodontia, Leonardo Carvalho, aos cinco anos de idade a prevalência da lesão é de quase 50%; aos 12 anos 51%; e dos 15 aos 19 anos são 67%. “O fato é curioso, já que o Brasil é o país com a maior quantidade de profissionais de Odontologia do mundo, com mais de 300 mil cadastrados no conselho da categoria. Portanto, a alta incidência de cárie é motivada por questões comportamentais, como a negligência com a higiene bucal e a falta de acompanhamento odontológico periódico”, explica.

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado hoje, 20 de março, o dentista esclarece que a cárie se forma a partir das bactérias Streptococcus mutans, formadoras de placas bacterianas, que ao entrarem em contato com restos de comida, principalmente o açúcar, produzem um ácido que corrói os minerais dos dentes. Por isso, a ação deve ser preventiva, justamente para evitar que problemas maiores surjam.

“Um sintoma inicial, que poderia ter sido tratado de imediato, pode se tornar mais complexo, pois a nossa boca tem um papel fundamental no que diz respeito à nossa saúde como um todo. É importante entender que se a saúde bucal não está em dia, o bom funcionamento do organismo estará comprometido. Então, nada de negligenciar as consultas preventivas”, orienta o dentista.

A recomendação do especialista é que as pessoas busquem atendimento odontológico a cada seis meses. Além disso, é fundamental praticar a higienização diária e caseira. “Elimine a placa bacteriana por meio da escovação adequada e com o uso do fio dental após as refeições, faça a limpeza da língua utilizando um raspador para tirar a saburra lingual, utilize cremes dentais fluorados e evite o excesso do açúcar, bebidas alcoólicas e fumo”, conclui Leonardo Carvalho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

55046723069_f9373740d3_c
Bahia atropela o Galícia na Fonte Nova
O Bahia não encontrou dificuldades para golear o Galícia, por 3×0, pela terceira rodada do Baianão....
Michael
Santos avança por contratação de atacante Michael, do Flamengo
O Santos avançou para mais uma contratação para a temporada de 2026. Segundo a ESPN, o clube está com...
Bailinho de Quinta 03
Terraço do Barra recebe Bailinho de Quinta com show aberto ao público neste sábado (17)
Neste sábado (17), o Terraço do Barra recebe show exclusivo do Bailinho de Quinta, a partir das 17h....
Bianca Reis - Luciana Bahia
Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida
O janeiro branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014, que busca chamar a atenção para o tema da...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar