Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Carnaval de Salvador concorre para ser tema em maior evento de criatividade do mundo

O Carnaval de Salvador pode ser pela primeira vez um dos temas de destaque do maior evento de economia criativa do mundo, o South by Southwest, também conhecido pela sigla SXSW. Realizado na  cidade de Austin, no Texas, nos Estados Unidos, o evento reúne anualmente milhares de pessoas em um encontro que movimenta as indústrias mundiais de tecnologia, inovação, cinema, música e cultura.
A Empresa Salvador Turismo (Saltur), órgão municipal responsável pelo calendário de eventos da capital baiana, encaminhou para a seletiva do SXSW o projeto “Por trás das cenas do maior carnaval do mundo”, onde destaca a diversidade econômica e o alcance do evento dentro do mercado cultural.
Em defesa, a pasta municipal abordou sobre como o maior carnaval do mundo reúne mais de 10 milhões de pessoas, transformando ruas e avenidas em um mar de cores, música e dança, destacando a logística por trás do evento colossal e a mágica que acontece desde o planejamento até a sua execução. Trazendo informações sobre a complexidade logística, diversidade cultural, atração de investimentos, a gigantesca infraestrutura pública, tecnologia, branding, marketing, além do planejamento e governança que torna possível a execução, sem igual do evento.
O SXSW possui um sistema de votação para seleção dos painéis que serão realizados ao longo dos dias em que o evento é realizado nos EUA. Para colocar o “Carnaval de Salvador” como um dos assuntos abordados durante o mega evento de criatividade é preciso que o painel alcance um número de relevância na votação online. Para participar e apoiar a votação basta acessar o link https://panelpicker.sxsw.com/vote/152174. É possível também comentar sobre a importância da iniciativa, o que amplia ainda mais as chances da participação.
“Vamos projetar a nível mundial esse produto que vem de Salvador, mas sabemos que é um dos mais importantes do Brasil, quando falamos em cultura. A realização do nosso carnaval envolve uma coordenação meticulosa, desde a montagem de toda a infraestrutura que envolve mais de 20 órgãos de todas as esferas, fiscalização, gestão das marcas, comunicação, PR, até a organização dos desfiles, cada detalhe é cuidadosamente planejado. São mais de 2.700 horas de música ao vivo, mais de 20 espaços temáticos com artistas de diversos gêneros tocando para um público exuberante e diversificado, celebrando sempre a diversidade cultural. Apresentar o Carnaval de Salvador para o mundo e especificamente para esse universo criativo e midiático nos trará bons frutos”, destaca o presidente da Saltur, Isaac Edington.

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!