Salvador, 10 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Carnaval na Bahia começa por Juazeiro

O carnaval da Bahia este ano começa é em Juazeiro, no Norte do estado. Nos dias 25, 26, 27 e 28 de janeiro a cidade realiza o “Carnaval de Todos” que tem como proposta ser uma festa democrática, totalmente gratuita e inclusiva. Já estão confirmadas as participações de Carlinhos Brown e da Timbalada, Olodum, Luiz Caldas, Armandinho, Bell Marques, Rafa & Pipo Marques, Ricardo Chaves, Tuca Fernandes, Cheiro de Amor, Tomate, Filhos de Jorge, Jonas Esticado,  Psirico, O Polêmico,  Parangolé, Felipe Amorim, Guig Gueto, Ed City, Lincoln Senna e Duas Medidas, Lá fúria e Igor Kannário, além de artistas regionais.

Os circuitos – A festa está estruturada para acontecer em dois circuitos: Ivete Sangalo, na Avenida Adolfo Viana, e Manuca Almeida, na Orla I. No circuito Manuca Almeida também será montado o Dennes Caffé, em homenagem ao cantor juazeirense que faleceu de forma precoce. Lá se apresentarão atrações regionais e locais, fazendo shows entre as passagens dos trios elétricos.

Além dos dois circuitos, o “Carnaval de Todos” vai contar com o Polo João Gilberto, na Orla II, que terá uma programação voltada para as famílias, das 17h às 22h, com foco no resgate cultural da festa, com a presença dos blocos tradicionais que saem com os foliões fantasiados. O Polo João Gilberto também contará com um palco que recebe o nome do renomado artista plástico e juazeirense Parlim.

Gravação de documentário – Cantor, compositor, instrumentista, publicitário, videasta e  produtor cultural, Maurício Dias irá gravar durante o carnaval 2024 em Juazeiro e documentário “Juazeiro, 110 anos de Carnaval 220w”, onde ele conta a história dos 110 anos da festa na cidade. “O carnaval de Juazeiro é o segundo mais tradicional da Bahia, ficando atrás apenas do de Salvador. Este ano eu vou concluir o documentário que comecei em 2014, quando o carnaval de Juazeiro completou 100 anos e eu compus o Hino de Centenário, que foi gravado por Luiz Caldas”, revela Maurício, que conta que já estão garantidos os depoimentos de Luiz Caldas. Armandinho, Bell Marques, Ricardo Chaves e Vina Calmon, entre outros artistas.

Em “Juazeiro, 110 anos de Carnaval 220w” Maurício Dias mostrará não só o carnaval dos dias de hoje, mas também o realizado pelas tradicionais escolas de samba e nos clubes da cidade. Mostrará, por exemplo, o samba da Cacumbú que João Gilberto adorava e que usou no final da gravação de Aquarela do Brasil, que fez com Caetano, Gil e Bethânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!