Salvador, 24 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Carroçada da Saúde 2024

Celebrando os festejos juninos em grande estilo, a Carroçada da Saúde 2024 promete contagiar as ruas do centro da capital baiana com alegria, cultura e entretenimento, transportando o espírito festivo de São João do interior para todos os participantes deste evento tradicional.

No primeiro dia, 23 (domingo), será a Despedida de Solteiro do Jegue, onde o animal desfila pelas ruas em festa, distribuindo pulseiras vermelhas (para os comprometidos), amarelas (para os indecisos) e verdes (para os solteiros).

No segundo dia, 24 (segunda-feira), à tarde é a vez do Casamento do Jegue, com o animal percorrendo as ruas ao lado de sua noiva e uma animada fanfarra de músicos, entoando tradicionais canções juninas e espalhando alegria por onde passam; por fim, na mesma noite, chega a hora da Lua de Mel do Jegue, com o casal desfrutando de sua noite de núpcias e recebendo os convidados no Bar do Léo, ao som animado e cativante do forró.

Um dos aspectos marcantes da Carroçada da Saúde é a reverência ao jegue, animal de significado histórico para o povo nordestino. E vale ressaltar que os protagonistas do arrastão junino, os animais são confeccionados por papel machê.

A HISTÓRIA:

Quando tudo começou… Iniciada nos anos 90 por seu Jorge, conhecido como Jorginho (pai de Léo, do famoso Bar do Léo), e um grupo de amigos, a Carroçada da Saúde nasceu da ideia de trazer a festa junina para o bairro da Saúde, permitindo que aqueles impossibilitados de viajar pudessem vivenciar a magia dos festejos juninos.

Este ano, a Carroçada da Saúde está agendada para os dias 23 e 24 de junho de 2024, a partir das 15 horas, com concentração no Bar do Léo. O Jegue percorrerá o bairro e retornará ao bar localizado no Largo do Godinho, no bairro Saúde, prometendo momentos inesquecíveis para todos os presentes.

Serviço:

O que: Carroçada da Saúde 2024

Atrações: banda de fanfarra

Quando: 23 (domingo) e 24 (segunda-feira) de junho de 2024, a partir das 15 horas

Onde: Saída do Bar do Léo, Largo do Godinho – Saúde / Salvador – Bahia.

Entrada: Gratuito (evento aberto ao público)

Realização: Bar do Léo.

Veja também

morto
Jovem de 19 anos morre após fugir de ataque de torcida organizada
Um jovem de 19 anos morreu após ser baleado neste domingo (23), em Salvador. O corpo da vítima foi localizado...
baxvi
MP-BA divulga nota condenando atos de violência em clássico Ba-Vi
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu uma nota na manhã desta segunda-feira (24), condenando os...
CBF
CBF visita Bangladesh e negocia amistoso da Seleção Brasileira em outubro, diz jornal
A passagem da Seleção Brasileira pela Ásia em outubro pode ganhar mais um destino. Uma delegação da CBF...
luz
Itapuã, Pituba e outros 44 bairros terão desligamentos de energia programados nesta semana
Cerca de 46 bairros de Salvador serão afetados por interrupções na rede elétrica até o dia 1° de setembro....

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026