Salvador, 19 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Catadores de recicláveis recebem equipamentos para aumentar a renda familiar na Bahia

Associações e cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis  foram contempladas com kits para a estruturação de usinas e galpões de reciclagem nos municípios baianos de Juazeiro, Jacobina, Santa Bárbara, Ourolândia, Jaguarari, Itiúba, Euclides da Cunha, Paulo Afonso e Caém. Os equipamentos fornecidos pela Codevasf vão contribuir para aumentar a produtividade dos trabalhadores e melhorar a eficiência nos processos com o objetivo de incrementar a geração de renda das famílias.

“Vai ajudar muito na logística, no traslado da cooperativa até os parceiros, e para agilizar os trabalhos com a prensa e o elevador de carga. Antes, a gente colocava os fardos nos caminhões a mão”, comemorou o presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro, José Ivo dos Santos.

No total, dez entidades receberam os equipamentos. Cada kit é composto por uma prensa enfardadeira hidráulica vertical 15 toneladas; uma empilhadeira hidráulica manual mil quilos; duas balanças eletrônicas 500 quilos; cinco carrinhos plataforma 800 quilos; dez triciclos de reciclagem com carreta; e 50 big bags (recipientes padronizados em grandes dimensões para armazenar, transportar e manusear produtos secos, granulados ou líquidos).

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro (BA), Miled Cussa Filho, a Companhia tem atuado para melhorar a qualidade vida de catadores no norte da Bahia com políticas públicas de fomento à produção para o desenvolvimento de atividades sustentáveis e a geração renda.

“Essa ação une o trabalho social e ambiental executado pela Codevasf. Além de melhorar a qualidade de vida das pessoas que trabalham como catadores, é um trabalho de cuidado com o meio ambiente, cooperando na limpeza urbana, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, além de promover a reutilização de diversos materiais”, afirmou.

Resíduos sólidos

Os catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis desempenham papel fundamental na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com destaque para a coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis.

Além disso, cooperam com o aumento da vida útil dos aterros sanitários e a diminuição na demanda por recursos naturais, na medida em que abastecem as indústrias recicladoras para reinserção dos resíduos em suas ou em outras cadeias produtivas, em substituição ao uso de matérias-primas virgem.

*Com informações do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Foto: divulgação/Codevasf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed (2)
Matrícula para ingresso de novos estudantes do Ensino Médio na rede estadual começa nesta segunda (19)
Estudantes de qualquer série do Ensino Médio que desejam ingressar em uma escola da rede estadual de...
retrospectiva74
Entenda as liquidações do Banco Master e da Reag
Cerca de 1,6 milhão de clientes foram afetados pelas irregularidades As liquidações do Banco Master,...
o-ultimo-azul-rodrigo-santoro-denise-weinberg_copiar
Streaming Tela Brasil tem lançamento previsto para este trimestre
Plataforma está em fase final de testes, diz nota do MinC O Ministério da Cultura (MinC) esclareceu,...
VIC
Pode pedir música no Fantástico? Vitória empata terceira seguida, dessa feita contra o Porto
Terceira rodada do Baianão e o Vitória continua sem vencer. Também continua sem perder. Pelo menos, dessa...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar