Salvador, 24 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Ciência em movimento: estudantes levam museu itinerante de Astronomia às ruas

Estudantes do Colégio Estadual Polivalente de Conceição do Coité, localizado no Território de Identidade do Sisal (NTE 4), transformam a paixão pela Astronomia em ação educativa com o projeto “AstroPoli: museu itinerante de Astronomia”. A iniciativa leva exposições científicas para espaços públicos e escolas, promovendo a popularização da ciência e o protagonismo juvenil.

O AstroPoli nasceu a partir de uma oficina de Astronomia idealizada pelo professor Matheus Oliveira, em parceria com Pedro Bortolato, ex-aluno do colégio. Durante o período que estudava na unidade foi medalhista em importantes eventos como  a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Atualmente, ele é oficineiro do Programa EducaMais Bahia.

A estreia do museu itinerante aconteceu durante a Feira Literária Internacional de Serrinha (FELIS), que recebeu mais de 1.500 visitantes em três dias. O público participou de observações com telescópios, conferiu exposição de meteoritos, miniaturas em 3D e outras atividades interativas. O museu também foi exposto na Praça da Babilônia, em Coité, reunindo cerca de 300 pessoas.

Para o futuro, a equipe do AstroPoli pretende ampliar o alcance do projeto. Estão previstas visitas a escolas da rede municipal de Conceição do Coité. As ações incluem oficinas, lançamentos de foguetes, observações noturnas, experiências com a realidade virtual e atividades práticas de astronomia realizadas pelos próprios alunos.

Protagonismo estudantil e paixão pela ciência

O professor Matheus Oliveira, idealizador do projeto, destaca a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos estudantes. “É muito gratificante ver os alunos crescerem, desenvolverem a fala, a iniciativa e o interesse pela ciência”, afirma. Ele acrescenta que oferecer uma educação de qualidade, especialmente para quem nem sempre tem acesso, é uma forma de retribuir tudo que recebeu. “Estou muito feliz com o projeto e confiante no futuro desses jovens”.

Para Gabrielle Carneiro Santos, 15 anos, aluna da 1ª série do Ensino Médio e integrante do projeto, a experiência tem sido transformadora. “Eu sempre gostei de Astronomia e, quando soube do projeto, vi a chance perfeita para eu me aprofundar nesse universo”, conta. “É incrível poder compartilhar esse conhecimento com as pessoas, mostrar nossas miniaturas e realizar oficinas de lançamento. Ver o interesse das crianças é uma experiência muito gratificante”, complementa.

Além de Gabrielle, integram a equipe fixa de estudantes do AstroPoli  os estudantes João Pedro Amâncio de Jesus e Ramon Mota Moreira. Eles atuam na montagem das exposições, na mediação com o público e na produção de materiais interativos. O grupo cumpre as atividades de forma rotativa, respeitando a rotina escolar e garantindo o envolvimento contínuo dos jovens na divulgação científica.

Fotos: Matheus de Oliveira

Veja também

banner_agenda_-_1170x700
Veja como foi o domingo (23) dos candidatos a presidente
Primeiro debate presidencial das eleições de 2026 é o destaque do dia Três candidatos à Presidência da...
unnamed (42)
Estilo de vida dos mais jovens impulsiona novas formas de morar em Salvador
Projetos imobiliários exploram conceitos de gentileza urbana e walkability para atender um público conectado...
Wine e Festival da Bicicleta_Ascom Saltur 7
Salvador reúne vinho, música e bicicletas em fim de semana de eventos gratuitos que movimentam a cidade
Salvador encerra neste domingo (23) um fim de semana marcado pela ocupação de diferentes espaços da cidade...
Canpanha_Dulvulgacao Secult
Campanha aquece torcidas da dupla Ba-Vi para jogos de 2027 em Salvador
Salvador deu mais um passo rumo à realização da copa do mundo de futebol feminino de 2027. Em ações voltadas...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026