Salvador, 26 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Com mais de 560 testes realizados, posto de testagem de Amargosa reforça prevenção no interior

Além de curtir o forró e as comidas típicas do município de Amargosa, no Vale do Jiquiriçá, o professor Tales Silva, de 42 anos, aproveitou para cuidar da saúde. Ele foi um dos primeiros atendidos no segundo dia de funcionamento do posto de testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) montado na Praça do Bosque, principal ponto de encontro dos festejos em Amargosa.
Acompanhado do filho, de 16 anos, Tales pôde realizar testes rápidos para a detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Ele e todos que foram ao posto, além dos testes, tiveram acesso à distribuição de preservativos femininos e masculinos, aconselhamento sobre prevenção e também encaminhamento para tratamento, no caso de testes positivos.
“A gente tem que se prevenir, né? Principalmente nós, homens, que negligenciamos às vezes nossa saúde ou deixamos tudo para a última hora. Então, aproveitei a oportunidade de vir e também trouxe meu filho para realizar todos os testes”, contou o professor, que é morador de Amargosa.
Desde a última quinta-feira (20), quando a operação foi iniciada no posto de testagem localizado no município, mais de 560 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C já foram realizados. Ao todo, foram registrados 10 testes positivos, sendo 01 para HIV e 09 para Sífilis. Até o momento, 02 pessoas iniciaram o tratamento para Sífilis no local.
Coordenador do espaço, Radaman Barreto explica que a iniciativa é uma ação preventiva. Os profissionais da Sesab estão trabalhando no local das 16h até às 3h da madrugada para atender a população.
 “O objetivo é quebrar o ciclo das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Estamos de portas abertas para atender a todos com os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Estamos percebendo um aumento expressivo da procura pelo serviço. Nossa previsão é aumentar, ainda mais, o número de testes realizados nos próximos dias de festa”, afirmou.
O estande chamou a atenção da estudante Luciana Almeida, de 19 anos. Pela terceira vez no São João de Amargosa, a soteropolitana aprovou a ação. “Achei muito interessante. Fiz todos os testes com agilidade e fui muito bem acolhida por toda a equipe. Espero que seja uma ação que venha para ficar”, elogiou.
fotos: Bárbara Silveira / Saúde GovBA

Veja também

senado
CCJ do Senado prevê votação da PEC da Segurança na próxima semana
Relator Rogério Carvalho manteve texto aprovado na Câmara A Proposta de Emenda à Constituição 18 de 2025,...
dinheiro
Dívida Pública sobe 0,22% em julho e supera R$ 9,2 trilhões
Apesar de vencimento de títulos, juros impediram queda A incidência dos juros da dívida pública impediu...
Febre do nilo
Febre do Nilo Ocidental: não há motivo para pânico, diz médico
Segundo infectologista, menos de 1% dos casos evolui para forma grave A febre do Nilo Ocidental não é...
COP17
Degelo e seca avançam sobre Ásia Central e pequenos países insulares
Relatórios lançados na COP17 alertam para crise ambiental e climática Dois relatórios lançados nesta...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026