Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Com mobilidade elétrica e compartilhada, Salvador evita emissão de 1,5 mil toneladas de CO₂

Com mais de 1.580 toneladas de CO₂ evitadas nos últimos dois anos – equivalente à remoção de gás carbônico da atmosfera por 26.125 mudas de árvores cultivadas por uma década –, Salvador se firma entre as capitais brasileiras mais comprometidas com a mobilidade sustentável e o combate às mudanças climáticas. Esse avanço é resultado de uma série de medidas que unem tecnologia, planejamento urbano e engajamento da população em torno de um futuro mais verde.

 

Desde a implantação do BRT Salvador, em setembro de 2022, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), vem ampliando as iniciativas sustentáveis no transporte urbano. O sistema de ônibus elétricos já percorreu mais de 463 mil km, evitando a emissão de 780 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera. Em 2024, foram quase 277 mil km rodados, com economia de 466 toneladas de CO₂, e nos primeiros cinco meses de 2025, outras 96 toneladas deixaram de ser lançadas no meio ambiente.

 

Além disso, a cidade possui o maior eletroterminal de recarga público do país, com capacidade de recarregar até 20 ônibus de forma simultânea. E pela primeira vez na história, Salvador vai adquirir frota elétrica de ônibus com recursos próprios, através de uma operação de crédito com o Banco Mundial.

 

Outro destaque é a adesão crescente aos patinetes elétricos, que de janeiro a maio de 2025 contribuíram para evitar a emissão de 205,44 toneladas de CO₂. O sistema de bicicletas compartilhadas, liderados pelo Movimento Salvador Vai de Bike, soma 600 toneladas de CO₂ evitadas desde janeiro de 2024 — resultado de um modal limpo, acessível e cada vez mais presente no cotidiano da população.

 

Outras ações – Além da redução de gases de efeito estufa, a compensação ambiental também é reforçada com ações diretas. Desde o início do projeto do BRT Salvador, a cidade ganhou 6 mil novas árvores, plantadas em parceria com a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) ao longo do trajeto e em áreas de influência do modal.

 

O secretário da Semob, Pablo Souza, ressalta a importância da integração entre os modais sustentáveis. “Estamos construindo uma Salvador mais sustentável e moderna. Nosso compromisso é oferecer transporte de qualidade, reduzindo o impacto ambiental e cuidando das futuras gerações”, disse.

 

Ele também destaca o papel dos cidadãos na construção dessa transformação. “A adesão da população às bicicletas, patinetes e ônibus elétricos mostra que Salvador está pronta para uma nova cultura de mobilidade, mais limpa, eficiente e consciente”, concluiu.

Fotos: Ascom/Semob e Bruno Concha/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar