Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Com novidade para o Furdunço, inscrições do pré-Carnaval 2025 seguem até dia 19

Atrações culturais que pretendem desfilar no pré-Carnaval 2025 em Salvador têm até a próxima terça-feira (19) para fazer as inscrições on-line. A novidade será a realização de uma edição especial do Furdunço no dia 2 de março, um domingo, no Circuito Batatinha (Pelourinho). A mudança busca dar mais visibilidade ao desfile dos equipamentos de pequeno porte e levar mais alegria ao folião do Centro Histórico, com blocos populares, sem cordas, e atrações em minitrios, agitando o público bem de perto.

 

“A grande novidade esse ano será a ida do Furdunço do Centro (Circuito Osmar) para o Circuito Batatinha. Queremos garantir mais esse momento especial dentro do Carnaval, dando destaques aos grupos culturais mais originais que farão a festa dos adultos e das crianças que forem acompanhar o nosso desfile. Então, além do nosso pré-Carnaval, vamos ter mais esse momento. Tenho certeza que será incrível”, destaca o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

 

Além dessa edição especial do dia 2, os projetos Fuzuê e Furdunço estão previstos para ocorrer nos dias 22 e 23 de fevereiro, no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), antecedendo o Carnaval 2025, que ocorrerá entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março. O processo de inscrição e seleção para o Fuzuê e Furdunço será feito totalmente on-line, por meio de Pessoa Jurídica.

 

Inscrições – Podem se inscrever para o Fuzuê os grupos culturais com acompanhamento musical, como charangas, fanfarras, orquestras e grupos percussivos, entre outros. O processo inclui também Pessoas com Deficiência (PCDs). A inscrição deve ser feita por meio do site www.fuzue2025.salvador.ba.gov.br, onde também está disponível o edital com regras sobre o processo. Serão selecionados até 40 projetos para a participação no Fuzuê.

 

Para o Furdunço são esperadas participações de atrações artísticas, como artista único, duplas, trios e banda, com equipamento sonoro, também por meio de Pessoa Jurídica. A inscrição, assim como o Fuzuê, será de forma on-line através do endereço www.furdunco2025.salvador.ba.gov.br. Está prevista a seleção de até 60 projetos.

 

Diversidade – Chegando à 11ª edição, o Furdunço é caracterizado por uma diversidade de ritmos, carros enfeitados e de pequeno porte, a exemplo de tuk tuks, minivans e bicicletas. Nas edições anteriores, uma média de 50 atrações fizeram a festa do folião pipoca no desfile do Furdunço.

 

Já o Fuzuê tem como intuito trazer para a rua o clima dos antigos carnavais, animado pelas chamadas bandas de chão: sopro, percussão e batucada, formadas por grupos culturais, folclóricos e tradicionais. No ano passado, 40 atrações encantaram o público no primeiro dia de pré-Carnaval.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar