Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Com tema “Se a Cidade fosse Nossa”, atrações, palco fixo e exposição, Banho de Mar a Fantasia acontece neste domingo (4)

Neste domingo (4), às 9h, vai acontecer o tradicional cortejo pré-carnavalesco ‘Banho de Mar a Fantasia’, na Ladeira da Preguiça, no Centro Antigo de Salvador. Este ano a festa terá palco fixo, diversas atrações musicais, exposição e workshop para crianças, além de levar para as ruas o tema “Se a Cidade Fosse Nossa”. 

Com estimativa de público de cerca de 60 mil pessoas, o cortejo sairá da Ladeira Preguiça, passando pela Av. Carlos Gomes e Dois de Julho, ao som dos Filhos de Gandhy, Muzenza, Síbí Dúdú e Charanga Unirson. 

Durante o percurso, o folião também poderá ver nas fachadas dos casarões a exposição fotográfica “Mãe Stella de Oxóssi – Retratos de Kayodè”, do fotógrafo italiano e radicado no Brasil Antonello Veneri.

Já no palco, se apresentam as bandas Àttoxxaá e Ministereo Público Sistema de Som, Márcia Castro, DJ Libre Ana e DJ Lunna Monty, In9 Som, o sambista Guiga de Ogum, Samba Ohana, além do workshop DNA do Samba Reggae para crianças. 

Este ano a festa terá como tema “Se a Cidade Fosse Nossa”, destacando a necessidade de uma Salvador mais inclusiva, projetada para todos, sem distinção de gênero, raça, classe e orientação sexual.

O Banho de Mar a Fantasia é realizado pelo Centro Cultural Que Ladeira É Essa? da Comunidade da Ladeira da Preguiça, que há 90 anos desenvolve ações na região, gerando renda, promovendo a cultura e turismo local, valorizando a história e o Centro Histórico de Salvador e reivindicando direitos.

A festa tem a produção da DusDois Produção Cultural e Comunicação Visual, coprodução do Afoxé Filhos de Gandhy, Motirô Bahia; apoio institucional da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, do Coletivo Resistência Preta, Olojá Filmes, TVE e Rádio Educadora FM; com patrocínio da Secretaria de Cultura da Bahia, da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), vinculada à Secretaria de Turismo da Bahia, da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda da Bahia (Setre) e da Bahiagás.

Fotos: Cau Pires

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026