Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Comissão de Arbitragem da CBF é reformulada e terá Comitê de Especialistas Internacionais

Na tarde desta quinta-feira (13), Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, anunciou oficialmente a nova estrutura da Comissão de Arbitragem da entidade. Uma das novidades é que agora um comitê consultivo de especialistas internacionais vai atuar em união com a comissão arbitrária.

O comitê consultivo de especialistas, que tem por objetivo auxiliar a arbitragem em seu trabalho, será formado pelo italiano Nicola Rizolli, que apitou a final da Copa do Mundo de 2014, o argentino Nestor Pitana, árbitro da final da Copa do Mundo de 2018, e o brasileiro Sandro Meira Ricci, que atuou nas edições de 2014 e 2018 da Copa, tendo uma vasta experiência em sua carreira.

A Comissão de Arbitragem da CBF agora vai ser administrada por uma equipe técnica multidisciplinar, sendo coordenada por Rodrigo Cintra e contando nomes fortes no meio, como Luís Flávio Oliveira, Marcelo Van Gasse, Fabrício Vilarinho, Luiz Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida e Emerson Filipino Coelho.

“É um projeto que com certeza vai trazer frutos para a transparência, dentro e fora de campo da arbitragem nacional. Queremos avançar para que o futebol seja cada vez mais alegre, disciplinado e purificado”, afirmou o presidente da CBF, que parabenizou um a um dos novos membros.

Uma das atividades do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais é manter o contato diário com a comissão para analisar os lances polêmicos, que deixam dúvidas, e depois de analisá-los, os três integrantes do comitê terão poder de voto, a fim de auxiliar nas resoluções de casos da Comissão de Arbitragem.

Ao criar o grupo de especialistas internacionais para dar suporte a comissão, a Confederação Brasileira de Futebol passa a ser a primeira entidade nacional a adotar o método no mundo, de forma contínua em seu calendário.

Com esse anúncio, também veio a informação de que a CBF encerra nesta quinta-feira (13), as atividades de Wilson Seneme como o líder da Comissão de Arbitragem da CBF, cargo que ele ocupava desde 2022. Ednaldo Rodrigues prestou agradecimentos ao profissional.

Bahia Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar