Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Conselho de Esportes e Lazer lança edital para credenciamento de federações esportivas de Salvador

O Conselho Municipal de Esportes e Lazer (Comels), órgão colegiado vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), publicou na quinta-feira (3), no Diário Oficial do Município (DOM), o Edital 001/2024. O documento convoca as federações esportivas de Salvador para o processo de credenciamento junto à entidade, com o objetivo de habilitar as federações e garantir que os atletas filiados tenham acesso aos programas de incentivo esportivo da cidade, como Bolsa Atleta, Ajuda de Custo e Viva Esporte Salvador.

 

As federações interessadas devem comprovar capacidade técnica e operacional, além de atender às exigências de regularidade fiscal e previdenciária. Entre a documentação requerida estão o estatuto social, ata de eleição da diretoria, documentos pessoais do representante legal e certidões de regularidade fiscal. Também é necessária a comprovação de experiência na execução de atividades esportivas, por meio de certificados e publicações, além da apresentação de um calendário atualizado de competições e do ranking anual dos atletas.

 

O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, destacou que o credenciamento das federações é uma etapa fundamental para garantir que, a partir de agora, os atletas filiados possam acessar os programas de fomento ao esporte oferecidos pela Prefeitura de Salvador. “É por meio dessa ação que iremos aprimorar o apoio já oferecido pela gestão municipal aos atletas, tanto em suas jornadas esportivas quanto em competições. O envolvimento das federações é essencial para que os benefícios cheguem de forma eficaz a todos os esportistas”, pontuou.

 

O envio da documentação deve ser realizado para o e-mail comels@salvador.ba.gov.br, acompanhado de um ofício solicitando o credenciamento. O processo de inscrição poderá ser feito a qualquer momento, durante a vigência do edital, e uma comissão especialmente designada ficará responsável pela análise dos documentos. O resultado será divulgado no Diário Oficial do Município (DOM) em até 60 dias úteis após a entrega da documentação.

 

“O cadastramento das federações vai além de ser uma etapa burocrática, ele é fundamental para identificarmos quais atletas estão realmente ativos e envolvidos em práticas esportivas. Com isso, conseguimos não apenas organizar melhor as demandas, mas também direcionar as políticas públicas com mais precisão, garantindo que os recursos e benefícios cheguem a quem realmente necessita. A participação ativa das federações nesse processo é indispensável para que o esporte em Salvador continue crescendo de maneira estruturada e eficiente”, reforçou o presidente do Comels e diretor de Esportes da Sempre, Edvaldo Valério.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar