Quase 14 milhões de brasileiros devem deixar para comprar o presente do Dia das Mães para os últimos dias antes da data, celebrada no próximo domingo (11). Essa é uma das datas comerciais mais aguardadas pelos lojistas baianos. De acordo com a Fecomércio-BA, o faturamento dos setores ligados à data deve crescer 2% em relação a 2024, atingindo cerca de R$20 bilhões.
Mas, o contador e educador financeiro, André Luís Barbosa, lembra que deixar as compras para a última hora, sobretudo no caso das pessoas pertencentes às classes C, D e E, pode pesar no bolso. “A pressa para a escolha dos presentes pode sair caro, por ter o poder de escolha e barganha reduzidos”, explica o contador.
Para economizar ainda mais, o profissional aconselha ficar longe do cartão de crédito. “Pagamento à vista e no pix são as melhores opções por garantirem mais possibilidades de desconto e garantirem uma venda controlada. Vale ressaltar também que é importante adaptar o orçamento ao presente a ser comprado. Isso trará mais equilíbrio nas contas, alinhando os objetivos de consumo”, conclui.