Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Curso em Salvador capacita mães para pequenas reformas e ter autonomia financeira

A Diretoria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (DPCD), vinculada à Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) iniciou, nesta segunda-feira (17), o Curso de Capacitação para Pequenas Reformas, voltado para mães de pessoas atípicas. O projeto está sendo realizado na Faculdade Unopar/Anhanguera, em Cajazeiras. A iniciativa visa qualificar as participantes para realizar reformas e pequenas manutenções nas próprias residências, promovendo maior autonomia financeira e social.

 

O curso é estruturado em três módulos: o primeiro, voltado para serviços elétricos, ensina desde tarefas simples como trocar lâmpadas até a instalação de chuveiros e tomadas. A segunda etapa aborda técnicas básicas de pintura e revestimento de paredes, incluindo lixamento e reboco. Já o terceiro módulo é focado no assentamento de pisos e revestimentos, preparando as participantes para aplicar os conhecimentos adquiridos de forma prática e eficaz.

 

De acordo com a diretora da DPCD, Daiane Pina, a proposta do curso não é apenas oferecer qualificação para o mercado de trabalho, mas também promover autonomia para as mulheres que participam. “Muitas dessas mulheres são mães solo e enfrentam dificuldades financeiras. Agora, elas poderão fazer reparos em suas próprias casas sem precisar contratar profissionais, o que vai gerar economia e independência”, explicou Daiane.

 

A iniciativa, que já conta com casos de sucesso nas turmas anteriores, tem mostrado que as participantes conseguem, além de cuidar de suas residências, aumentar sua renda ao aplicar as habilidades aprendidas.

 

O instrutor do curso, Fábio Coelho, compartilhou a metodologia adotada para garantir que as participantes saiam com o conhecimento necessário para aplicar na prática. “Elas aprendem desde a teoria básica, como as grandezas elétricas, até o processo de execução das tarefas em bancadas que simulam a divisão de uma casa. A parte prática representa mais de 65% do curso, para garantir que as mulheres realmente saibam colocar a mão na massa”, relatou.

 

Oportunidade – O gestor da unidade Cajazeiras da Unopar/Anhanguera, João Paulo Ribeiro Guimarães, destacou a relevância social da parceria. “A educação vai além do simples ensino, e é uma responsabilidade social nossa proporcionar essas oportunidades para a comunidade. Essa parceria com a Prefeitura de Salvador é uma forma de ajudar as mães que não têm condições de pagar por esse tipo de qualificação,” comentou.

 

Alana Paulo de Sousa, uma das alunas do curso, revelou que a capacitação surgiu como uma necessidade. “Sou mãe solo, e não tenho condições financeiras para contratar profissionais para fazer reparos em casa. Por isso, resolvi aprender a fazer tudo sozinha. E o curso tem sido fundamental para isso”, disse.

 

O curso ocorre duas vezes por semana, nas segundas e sextas-feiras, durante quatro meses. Ao final, as participantes recebem certificação, o que pode abrir portas tanto para o mercado de trabalho quanto para uma maior autonomia dentro dos próprios lares.

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar