Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Da aula para o mercado de TI: ensino profissionalizante avança no Brasil e inspira iniciativas de formação

Em um país onde mais de 2,5 milhões de estudantes estão matriculados no ensino profissionalizante, de acordo com o Censo Escolar 2024, é valioso transformar a teoria das aulas em prática no mercado de trabalho. Para muitos jovens, essa escolha é estratégia e chance de transformação social — mais da metade deles está na rede pública, segundo o levantamento.

“O ensino profissionalizante tem o poder de transformar realidades. Ele apresenta caminhos, possibilidades e competências que muitas vezes não estão ao alcance dos jovens. A formação técnica durante o ensino médio, por exemplo, permite que o aluno conclua seus estudos com uma profissão em mãos”, afirma Chanary Spessatto, gerente de people da vhsys, empresa de tecnologia especializada em soluções de gestão empresarial online.

É justamente essa a proposta do vhsys Conecta, projeto criado em São José dos Pinhais (PR) para aproximar alunos da rede pública das oportunidades de carreira no setor de tecnologia. O projeto surge em um cenário de crescimento expressivo da educação profissional no Brasil — as matrículas nessa modalidade aumentaram 2,4 vezes em relação ao ano anterior, ainda segundo o Censo Escolar.

Durante os encontros, os estudantes conhecem de perto como funciona uma empresa de tecnologia, desde as áreas de desenvolvimento de software até o atendimento, passando pelas áreas de marketing, produto e gestão. A ideia é mostrar que o mercado de tecnologia oferece opções em diversos setores para quem busca formação técnica e desenvolvimento profissional.

Aberto às escolas públicas do município, o projeto inclui palestras, rodas de conversa e visitas guiadas à sede da empresa. Os alunos têm contato direto com profissionais de diferentes áreas, que compartilham suas trajetórias, desafios e dicas sobre carreira, desenvolvimento pessoal e profissional.

“Está claro que os jovens querem se preparar para o mercado, mas o mercado precisa estar pronto para recebê-los. Ao preencher o formulário, a escola manifesta interesse em proporcionar aos alunos uma experiência imersiva no universo da tecnologia, contribuindo para ampliar o acesso ao conhecimento prático e às possibilidades de carreira no setor”, destaca Chanary.

As escolas interessadas em participar do projeto vhsys Conecta podem se inscrever por meio deste formulário disponibilizado pela empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!