Salvador, 22 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Da aula para o mercado de TI: ensino profissionalizante avança no Brasil e inspira iniciativas de formação

Em um país onde mais de 2,5 milhões de estudantes estão matriculados no ensino profissionalizante, de acordo com o Censo Escolar 2024, é valioso transformar a teoria das aulas em prática no mercado de trabalho. Para muitos jovens, essa escolha é estratégia e chance de transformação social — mais da metade deles está na rede pública, segundo o levantamento.

“O ensino profissionalizante tem o poder de transformar realidades. Ele apresenta caminhos, possibilidades e competências que muitas vezes não estão ao alcance dos jovens. A formação técnica durante o ensino médio, por exemplo, permite que o aluno conclua seus estudos com uma profissão em mãos”, afirma Chanary Spessatto, gerente de people da vhsys, empresa de tecnologia especializada em soluções de gestão empresarial online.

É justamente essa a proposta do vhsys Conecta, projeto criado em São José dos Pinhais (PR) para aproximar alunos da rede pública das oportunidades de carreira no setor de tecnologia. O projeto surge em um cenário de crescimento expressivo da educação profissional no Brasil — as matrículas nessa modalidade aumentaram 2,4 vezes em relação ao ano anterior, ainda segundo o Censo Escolar.

Durante os encontros, os estudantes conhecem de perto como funciona uma empresa de tecnologia, desde as áreas de desenvolvimento de software até o atendimento, passando pelas áreas de marketing, produto e gestão. A ideia é mostrar que o mercado de tecnologia oferece opções em diversos setores para quem busca formação técnica e desenvolvimento profissional.

Aberto às escolas públicas do município, o projeto inclui palestras, rodas de conversa e visitas guiadas à sede da empresa. Os alunos têm contato direto com profissionais de diferentes áreas, que compartilham suas trajetórias, desafios e dicas sobre carreira, desenvolvimento pessoal e profissional.

“Está claro que os jovens querem se preparar para o mercado, mas o mercado precisa estar pronto para recebê-los. Ao preencher o formulário, a escola manifesta interesse em proporcionar aos alunos uma experiência imersiva no universo da tecnologia, contribuindo para ampliar o acesso ao conhecimento prático e às possibilidades de carreira no setor”, destaca Chanary.

As escolas interessadas em participar do projeto vhsys Conecta podem se inscrever por meio deste formulário disponibilizado pela empresa.

Veja também

sao_paulo_curso_de_ingles_2
Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026
MP assinada por Lula atualiza valor, que cresce acima da inflação O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
conselho_federal_de_medicina_cfm
CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional
Para faculdades, discurso dos médicos é corporativista Agência Brasil O Conselho Federal de Medicina...
6971708dd2b92_WhatsApp Image 2026-01-21 at 20.53
Vitória desencanta e goleia a Juazeirense no Barradão
Depois de três empates nas primeiras rodadas do Baianão, o Vitória levou a campo o time principal e desencantou....
Boulos
Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
Em entrevista ao Bom dia, Ministro, ele defendeu a redução da jornada O ministro da Secretaria-Geral...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar