Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Da Bahia para o mundo: estudantes da rede estadual participam da 10ª Conferência da CLACSO, na Colômbia

As estudantes Mariana Carvalho e Maisa Pinheiro, do Colégio Estadual São Vicente de Paulo, em Bom Jesus da Lapa, estão em Bogotá, na Colômbia, onde apresentam o projeto “O avatar e os objetivos de desenvolvimento sustentável: estratégia para o ensino de Geografia no Médio São Francisco, Bahia, Brasil” na 10ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais (CLACSO 2025).
O trabalho, orientado pelo professor Mateus Costa, une elementos da animação avatar, conceitos geográficos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na realidade socioambiental do Médio São Francisco.
Mariana Carvalho e Maisa Pinheiro, ambas de 16 anos e estudantes da 2ª série, consideram a viagem um sonho que está se realizando. “Sem dúvidas, não imaginava vivenciar essa experiência única, que nos incentiva a continuar no caminho dos estudos”, revela Maísa.
São 17 objetivos globais estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, que visam guiar as políticas públicas e ações de desenvolvimento em todo o mundo, até 2030. A proposta das estudantes se alinha ao ODS 15 sobre a vida terrestre e traz reflexões urgentes sobre o uso dos recursos naturais. Ao longo de 2024, as alunas e demais participantes do projeto na escola investigaram as relações entre cultura, meio ambiente e geografia, utilizando a linguagem audiovisual como estratégia didática. “Sempre incentivo os estudantes a estarem atentos às oportunidades para que entendam que é possível, através da educação, galgar espaços que, muitas vezes, foram negados historicamente e continuam sendo”, ressalta o professor.
A participação na CLACSO 2025 evidencia como a educação pública baiana está conectada com os grandes debates do mundo. Por meio da ciência, os estudantes constroem pontes entre o território em que vivem e os desafios globais. Essa conquista não é isolada. Todos os anos, projetos desenvolvidos em sala de aula chegam a eventos nacionais e internacionais, revelando que a escola pública da Bahia tem dado régua, compasso e asas para seus jovens alcançarem voos cada vez mais altos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Jader
Mais de 12 mil favelas passam a ter CEP
Medida vai beneficiar 16,3 milhões de pessoasO governo federal antecipa em mais de um ano a implementação...
trabalho infantil
MEC publica cartilha sobre enfrentamento ao trabalho infantil
Publicação incentiva formação continuada de professores no tema A cartilha Enfrentamento ao Trabalho...
pesca
Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
Medida vigora desde 1º de outubro e vai até 31 de janeiro de 2026 Está em vigor, desde 1º de outubro,...
Vini
Incêndio atinge casa do atacante Vinícius Jr. em Madri
A residência do atacante Vinícius Jr., localizada em La Moraleja, área nobre de Alcobendas, nos arredores...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!