Salvador, 10 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Desempenho na gestão da oferta da alimentação escolar em Camaçari é destacado pelo Cecane-Ufba

Em razão do êxito na oferta da alimentação escolar na Rede Pública Municipal de Ensino, Camaçari foi selecionada para participar de um assessoramento técnico, ministrado pelo Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (Cecane-Ufba), entidade parceira do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que destacou o município como gestão positiva pelo cumprimento dos critérios exigidos para a boa execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O Cecane desenvolve ações de apoio técnico de ensino, pesquisa e extensão para a melhoria da execução do programa, em colaboração com a universidade. A assessora técnica do centro, a nutricionista Lílian Santos, elogiou a performance do município no que diz respeito à gestão do PNAE. “Contas aprovadas; ações de educação alimentar e nutricional em andamento na rede; direcionamento de recursos próprios à alimentação escolar; e cumprimento de metas preestabelecidas. Por alcançar esses e outros critérios essenciais, Camaçari se estabelece como uma Entidade Executora do Programa de Alimentação Escolar com Gestão Positiva. Ressalto ainda o empenho da secretária da Educação Neurilene Martins, no cumprimento da legislação do programa e para estruturar a rede pública de ensino, com escolas equipadas para o preparo e distribuição de refeições escolares”, afirmou.

Por três dias, o Cecane manteve contato, de modo remoto, com os profissionais da Secretaria da Educação (Seduc), discutindo sobre os processos de aquisição e preparo dos alimentos ofertados aos estudantes da rede. Durante essa experiência, os profissionais do centro parabenizaram o município pelas boas práticas e pela gestão dos recursos do FNDE.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou a responsabilidade com a qual o município gerencia a oferta da alimentação escolar. “Após a análise dos nossos relatórios e do alinhamento com as legislações que versam sobre a alimentação escolar, fomos escolhidos para receber esse assessoramento técnico que nos permitirá aperfeiçoar ainda mais as nossas práticas”, contou, acrescentando, que mais de 30% dos insumos alimentícios são oriundos da agricultura familiar local; que os alunos do turno matutino também contam com a oferta do desjejum; e que houve a contratação de dez nutricionistas, ampliando a capacidade de acompanhamento da oferta nas escolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed
Um dos destaques do Guarani em 2025, Diego Torres inicia pré-temporada e projeta próximo ano
O Guarani iniciou, na semana passada, a preparação para a temporada de 2026. Entre os jogadores que se...
unnamed
Com 3 gols nos últimos 3 jogos, Neto Acará vive fase artilheira na Bolívia
O atacante Neto Acará vive fase artilheira no futebol boliviano. Uma das referências ofensivas do Club...
Arrascaeta
Arrascaeta brilha e Flamengo avança à semi da Copa Intercontinental
Rubro-Negro volta a campo às 14h de sábado contra egípcio Piramyds O Flamengo levou a melhor no difícil...
hantavirose
Novo teste faz diagnóstico de hantavirose em 20 minutos
Produto desenvolvido pela Fiocruz e UFRJ obteve registro da Anvisa A Agência Nacional de Vigilância Sanitária...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar