Salvador, 6 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Dia dos Namorados: PROCON protege direitos de apaixonados baianos em operação especial

Para alívio dos baianos enamorados, o Procon-Ba (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) está nas ruas desde o dia 26 de maio, fiscalizando o comércio de prováveis presentes. Trata-se da Operação ‘Dia dos Namorados’, que tem o objetivo de proteger o consumidor apaixonado na hora de adquirir o mimo a ser trocado na data comemorativa. A iniciativa busca assegurar que os estabelecimentos sigam as normas de transparência e boas práticas comerciais, criando um ambiente mais justo e seguro para quem deseja marcar a data com a permuta de lembranças.
Segundo o Procon-Ba, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH, a operação segue até 12 de Junho, data em que se celebra o ‘Dia dos Namorados’. A fiscalização abrange lojas de roupas, perfumarias, lojas de presentes, motéis, sexshops e restaurantes. Além de Salvador, a ação atingiu o comércio de cidades da região metropolitana, como Lauro de Freitas e Camaçari, ampliando o alcance e reforçando o compromisso do órgão com a proteção do consumidor.
Até esta quarta-feira, 04, foram visitados 173 estabelecimentos. Destes, sete foram autuados por irregularidades encontradas durante as inspeções. Entre as infrações estão a falta de preços em produtos e o descumprimento de promoções, o que prejudica a transparência e a confiança do cliente. Ambas as normativas são previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Motéis e restaurantes também serão fiscalizados especialmente nos dias próximos à data comemorativa. “O nosso objetivo é garantir que tudo ocorra de forma segura e dentro da lei, permitindo aos namorados uma celebração afetiva sem transtornos e sobressaltos”, declarou o superintendente do Procon-Ba, Tiago Venâncio.
O gestor reforça ainda, a importância do papel do consumidor na denúncia de práticas abusivas ou ilegais. Quem perceber alguma irregularidade pode enviar denúncia pelo e-mail denuncia.procon@sjdh.ba.gov.br ou pelo portal ba.gov.br, ajudando a fortalecer os direitos da população.

Veja também

55635221513_d3f53b3ecf_k
Bahia sofre virada do Cruzeiro e permanece na sexta colocação
Em partida bem disputada no Mineirão, o Bahia precisava vencer para se aproximar de vaga no G-4 do Brasileirão....
palmeiras
Palmeiras goleia o Remo por 6 a 1 e segue na cola do Flamengo
O Palmeiras aplicou uma goleada de 6 a 1 sobre o Remo, no Nubank Parque, em partida válida pela 34ª rodada...
whatsapp_image_2026-11-05_at_20.11
Lula vai criar Ministério da Segurança Pública com Medida Provisória
Nova pasta foi uma das promessas de campanha do presidente reeleito O presidente Luiz Inácio Lula da...
lula
Lula quer economia arrumada para atrair investimentos
Presidente defende parcerias para explorar minerais estratégicos O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos