Salvador, 18 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Dia Mundial da Água: Saúde realiza atividades em Salvador para garantir acesso seguro para consumo da população

Neste sábado (22) é celebrado o Dia Mundial da Água, uma iniciativa global apoiada pelas Nações Unidas para destacar a importância da água doce para o planeta e a necessidade de combater sua escassez. Para conscientizar a população sobre o uso racional e sustentável desse recurso único, bem como monitorar a qualidade da água para consumo humano em Salvador, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza diversas atividades por toda a cidade através da Vigilância em Saúde Ambiental (Visamb).

 

É atribuição da Visamb monitorar a água distribuída na rede de abastecimento da Embasa, inclusive nas unidades básicas de saúde; inspecionar estações de tratamento de água e mananciais, carros-pipa ou outras soluções alternativas de abastecimento; bem como atender denúncias e ações conjuntas com as demais vigilâncias. Além disso, o órgão realiza importante atividade em eventos de massa como Réveillon e Carnaval – tudo isso para que sejam evitados casos de doenças de veiculação hídrica, como diarreias, fortalecendo a redução de riscos à saúde da população.

 

“A garantia da potabilidade da água é a forma mais democrática de levar saúde à população”, destaca Lourenço Ricardo, subcoordenador da Vigilância em Saúde Ambiental de Salvador.

 

Considerando todo o ano de 2024 e os dois primeiros meses de 2025, a Visamb coletou e encaminhou para análise laboratorial mais de 2,1 mil amostras de água, superando a quantidade mínima determinada pelo Ministério da Saúde em cerca de 70%. Cada resultado permite direcionar a atuação do setor no sentido de orientar, corrigir falhas e reforçar as ações positivas.

 

“A água é um recurso essencial para a vida, sendo indispensável para a saúde e bem-estar da população. Por isso, a Visamb segue atuante para garantir acesso seguro, água de qualidade e potabilidade adequada para toda a população. Vale reforçar que o cidadão também pode atuar como agente fiscalizador, ou seja, em caso de verificação de inconformidades podem entrar em contato através do telefone 156 e realizar sua denúncia, para que façamos a averiguação necessária”, afirma a diretora de Vigilância à Saúde da SMS, Andrea Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

55046723069_f9373740d3_c
Bahia atropela o Galícia na Fonte Nova
O Bahia não encontrou dificuldades para golear o Galícia, por 3×0, pela terceira rodada do Baianão....
Michael
Santos avança por contratação de atacante Michael, do Flamengo
O Santos avançou para mais uma contratação para a temporada de 2026. Segundo a ESPN, o clube está com...
Bailinho de Quinta 03
Terraço do Barra recebe Bailinho de Quinta com show aberto ao público neste sábado (17)
Neste sábado (17), o Terraço do Barra recebe show exclusivo do Bailinho de Quinta, a partir das 17h....
Bianca Reis - Luciana Bahia
Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida
O janeiro branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014, que busca chamar a atenção para o tema da...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar