Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Diretor da Fifa diz que entidade está aliviada por retorno de Ednaldo Rodrigues à CBF


Nesta segunda-feira (8), em visita à sede da CBF, o diretor de assuntos jurídicos da Fifa, Emílio Garcia, afirmou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), reconduzindo Ednaldo Rodrigues à presidência da Confederação Brasileira de Futebol, evitou que o Brasil corresse sério risco de ser excluído de competições internacionais e reconheceu Ednaldo como o presidente da entidade.

“A Fifa veio aqui para poder garantir a independência da CBF e o cumprimento dos estatutos da Fifa e da Conmebol. Ficamos aliviados com a decisão do STF que restaura a presidência da CBF a Ednaldo, estamos contentes que voltamos à situação original”, disse Garcia.

Além de Emílio Garcia, o gerente jurídico da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Rodrigo Aguirre, também esteve presente na visita. Emílio acrescentou que o risco era grande de uma punição à CBF caso a intervenção da Justiça do Rio na entidade permanecesse.

“Havia um risco real de que o Conselho da Fifa excluísse as seleções brasileiras, em todas as categorias, e os clubes brasileiros de disputar competições internacionais”, comentou o dirigente da Fifa.

O representante do órgão máximo do futebol mundial ressaltou ainda que “o mais importante para a Fifa e para a Conmebol é que o futebol brasileiro escolheu Ednaldo democraticamente”. Para Ednaldo Rodrigues, o momento agora é de “restaurar a normalidade do futebol brasileiro”.

“Temos muitos compromissos que são inadiáveis e urgentes com relação ao calendário do futebol brasileiro, com todas as competições. É o que sabemos fazer e organizar. Queremos que a partir de agora nos concentramos no desenvolvimento do futebol brasileiro, em todos as suas modalidades, em todos os seus segmentos e em todos os seus Estados”, comentou Ednaldo.

No dia 4 de janeiro, o ministro do STF, Gilmar Mendes, determinou a recondução de Ednaldo Rodrigues à presidência da CBF. O ministro considerou que havia “risco iminente de não inscrição da Seleção Brasileira Sub-23 no torneio Pré-Olímpico”, reiterando que a Fifa não reconhecia como legítimo o interventor indicado pela Justiça do Rio à CBF.

Bahia Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!