Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Em Itororó, governador prestigia o Festsol e inicia a agenda dos festejos juninos no interior da Bahia

Realizada com apoio do Governo do Estado, a 37ª edição do tradicional Festival da Carne de Sol (Festsol), em Itororó, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e dos secretários estaduais de Relações Institucionais, Adolfo Loyola, e da Agricultura; Pablo Barrozo. A visita ao município aconteceu nesta quinta-feira (19), segundo dia do evento, marcado ainda pela expectativa da apresentação de grandes artistas no palco instalado na praça coronel João Borges, como Solange Almeida e Vitor Fernandes.

A agenda em Itororó marcou o início da programação do São João da Bahia 2025 do chefe do Executivo, pelo interior, começando pela região Sudoeste do estado. O governador destacou a importância do apoio na realização da festa. “Estamos investindo em segurança pública e saúde, fortalecendo a cultura baiana e, acima de tudo, gerando emprego e renda”, pontuou Jerônimo.

A cantora Solange Almeida dividiu a experiência de cantar pela primeira vez no Festsol. “Esse é o maior São João do mundo, em todas as cidades. A Bahia é muito junina, muito festeira. Eu estou muito feliz de ter estado aqui em Itororó, em minha primeira vez nessa festa linda”, celebrou a famosa baiana de Alagoinhas.

O Governo do Estado investe nos municípios da Bahia, além da capital e RMS, apoiando financeiramente as festas juninas desde à contratação de artistas, além de recursos direcionados às demais secretarias para contemplar o reforço das forças de segurança e da saúde, tecnologias de monitoramento para festa, e outros serviços que serão prestados pelo Estado.

“Isso mostra a importância do pacto federativo, a importância dos municípios e dessa aliança com o governo do estado, respeitando a cultura do Nordestino, respeitando o São João da Bahia, que é a nossa principal festividade, em todos os cantos da Bahia”, enfatizou o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolfo Loyola.

Na ocasião Jerônimo ainda acrescentou, “todos os hospitais do Estado, bem como as UPAs, estão preparados com reforço de profissionais em horários extras, para garantir atendimento em qualquer emergência. Também realizamos a campanha de doação de sangue, como forma de mobilização nesse período. E na segurança pública, organizamos uma força-tarefa com um reforço do efetivo atuando em todo o estado”.

Segurança
Com investimento de R$ 30 milhões do Governo do Estado, a Bahia realiza este ano a maior operação de segurança já registrada durante os festejos juninos. A iniciativa, que abrange 281 municípios, tem como objetivo garantir a tranquilidade de baianos e turistas, por meio do reforço no policiamento, ampliação de tecnologias de monitoramento e atuação integrada de diferentes órgãos públicos. Ao todo, 12 mil profissionais das forças de segurança pública, incluindo policiais militares, civis, bombeiros, técnicos e agentes rodoviários, foram mobilizados para atuar na capital e no interior do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Jader
Mais de 12 mil favelas passam a ter CEP
Medida vai beneficiar 16,3 milhões de pessoasO governo federal antecipa em mais de um ano a implementação...
trabalho infantil
MEC publica cartilha sobre enfrentamento ao trabalho infantil
Publicação incentiva formação continuada de professores no tema A cartilha Enfrentamento ao Trabalho...
pesca
Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
Medida vigora desde 1º de outubro e vai até 31 de janeiro de 2026 Está em vigor, desde 1º de outubro,...
Vini
Incêndio atinge casa do atacante Vinícius Jr. em Madri
A residência do atacante Vinícius Jr., localizada em La Moraleja, área nobre de Alcobendas, nos arredores...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!