Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Escola no Acupe de Brotas ganha quadra esportiva revitalizada para atender a 520 estudantes

Localizada no Acupe de Brotas, a Escola Municipal Senador Antônio Carlos Magalhães foi beneficiada com uma quadra poliesportiva totalmente revitalizada, nesta quinta-feira (10). A abertura oficial do espaço foi realizada pelo titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Thiago Dantas, que apresentou o novo equipamento aos coordenadores, professores e alunos.

 

O espaço esportivo, além de atender aos 520 estudantes matriculados na instituição de ensino, também será opção para eventos de lazer e cultura promovidos entre a escola e a comunidade do bairro. Nos últimos dois anos, essa é a 81ª quadra reformada entregue pelo poder público municipal.

 

O secretário da Smed, Thiago Dantas, afirma que a gestão municipal tem um olhar muito atencioso para ações que visam incentivar o esporte escolar.

 

“Temos trabalhado muito para reformar equipamentos que ficam dentro das unidades de ensino, por entender que a prática esportiva tem um viés fundamental e transformador na educação das nossas crianças e adolescentes. Essa escola aqui tem níveis de excelência no ensino e com certeza também será palco de muitas competições esportivas ao longo do ano. Ganharam um lindo ginásio”, frisou ele, acrescentando que até o final do ano outras unidades de ensino serão beneficiadas com quadras reformadas.

 

Com investimento de R$ 827,2 mil no projeto de revitalização, a quadra ganhou cobertura metálica, alambrado, piso totalmente reformado, traves de futebol, equipamentos esportivos, estruturas para basquete e vôlei, arquibancada, além de pintura completa.

 

Ao todo, a unidade escolar atende a 520 estudantes da Educação Infantil, Fundamental I e EJA I e II, que serão beneficiados com o novo espaço reservado para práticas esportivas e de lazer voltados à comunidade escolar.

 

Competições – Os jogos Interclasse e a Copa EJA terão início na próxima semana. Os estudantes da unidade ficaram muito felizes com a possibilidade de disputar as partidas da competição no espaço requalificado. Há cinco anos na escola, o estudante do 5º ano matutino, Rafael Maikai, 10 anos, afirma que a reforma sempre foi um desejo dele e dos colegas.

 

“Moro em Brotas desde que nasci e estudo aqui desde bem pequeno. Fiquei muito feliz com essa quadra bonita, arrumada e ainda com cesta de basquete. Ficou perfeita demais. Dou mais que 10, dou nota 11”, disse o garoto sorrindo.

 

Apaixonada pelas aulas de Educação Física realizadas semanalmente, a colega Tauane Garcia, 11 anos, também comemorou a entrega da quadra. Para a garota, o maior benefício da reforma foi a cobertura do espaço poliesportivo.

 

“Antes chovia e a gente fica sem poder entrar. Agora está coberta e vamos usar até em dias de chuva. Foi a melhor coisa”, pontuou a estudante que também elogiou a arquibancada. “Vamos fazer nossas torcidas organizadas”, planeja a estudante.

 

Gestora da unidade de ensino há 14 anos, a diretora Ivone da Silva afirma que a nova estrutura é fundamental para as aulas de Educação Física, competições e atividades feitas em parceria com a comunidade.

 

“Estamos radiantes, muito felizes. Ganhamos um espaço que vai servir aos alunos com a infraestrutura e segurança que eles merecem. Será local de esporte, de cultura e de eventos. A escola ganha, e a comunidade também. Vamos promover muitas atividades por aqui. Será sempre um espaço de alegria, de interação e sobretudo de práticas educativas. Estamos com muitos projetos para esse novo espaço”, disse a educadora.

Fotos: Bruno Concha/ Secom PMS

Veja também

23_07_2026_Plantio Avenida jequitaia_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (3)
Prefeitura promove plantio na Avenida Jequitaia em combate ao vandalismo contra mudas
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção...
Márcio]
Moraes revoga uso de tornozeleira para ex-prefeito de Belford Roxo
Márcio Canella e seu segurança estão em liberdade desde o dia 10 O ministro do Supremo Tribunal Federal...
RJ
CNDH manifesta preocupação com camelôs após Programa Tolerância Zero
Prefeitura do Rio afirma que iniciativa ordena praia e combate crimes O Conselho Nacional dos Direitos...
IMG_0343
Teatroescola lança projeto acadêmico com defesa pública de dissertação do gestor cultural Nell Araújo
O Teatroescola inaugura, na próxima terça-feira (28), às 19h, no Teatro Jorge Amado, em Salvador, o projeto...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026