Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Escolab Coutos inicia projeto para reforçar identidade cultural no Subúrbio de Salvador

A Escolab Coutos, localizada no Subúrbio Ferroviário de Salvador, deu início ao projeto Identidade Suburbana, que visa nortear ações pedagógicas e culturais ao longo de todo o ano letivo. A iniciativa atende cerca de 250 alunos distribuídos entre os turnos matutino e vespertino, com o objetivo de fortalecer o sentimento de pertencimento dos estudantes à região onde vivem, por meio da valorização do território e de suas expressões culturais.

 

De acordo com a vice-diretora da unidade, Tamiles Gonzaga, a estratégia busca aproximar os estudantes da história, das manifestações culturais, do potencial turístico e das características sociais e econômicas dos bairros do Subúrbio de Salvador. “O projeto Identidade Suburbana é uma iniciativa macro da Escolab Coutos, que permeia nossas ações e atividades ao longo de todo o ano. O objetivo é fortalecer, por meio da aproximação e da representatividade, o sentimento de pertencimento dos estudantes à região do Subúrbio de Salvador”, explicou a gestora.

 

Atividades – Entre as atividades desenvolvidas, estão o CityTour — uma visita guiada pelos bairros do Subúrbio com os estudantes —, a eleição dos nomes das turmas, que recebem os mesmos nomes de bairros da região, saídas pedagógicas para reconhecimento do território e rodas culturais com moradores locais. Tamiles contou que a primeira roda cultural ocorreu no último dia 28, com a presença de integrantes da quadrilha Imperatriz do Forró, do bairro de Paripe.

 

Durante o encontro, diante da aproximação do período junino, os representantes do grupo compartilharam com os alunos as trajetórias pessoais e a forma como a vivência nos bairros do Subúrbio influenciou o envolvimento deles com as quadrilhas juninas. Também foi conduzida uma oficina prática sobre o funcionamento das quadrilhas competitivas.

 

“Foi um momento muito rico, que envolveu bastante as crianças e foi muito bem avaliado pelos professores. Acreditamos que o projeto Identidade Suburbana é um dos nossos grandes trunfos, de enorme relevância para essas crianças, que precisam se sentir pertencentes e valorizadas dentro do território em que vivem”, finalizou a vice-diretora da Escolab Coutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar