Salvador, 10 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Escolab Coutos inicia projeto para reforçar identidade cultural no Subúrbio de Salvador

A Escolab Coutos, localizada no Subúrbio Ferroviário de Salvador, deu início ao projeto Identidade Suburbana, que visa nortear ações pedagógicas e culturais ao longo de todo o ano letivo. A iniciativa atende cerca de 250 alunos distribuídos entre os turnos matutino e vespertino, com o objetivo de fortalecer o sentimento de pertencimento dos estudantes à região onde vivem, por meio da valorização do território e de suas expressões culturais.

 

De acordo com a vice-diretora da unidade, Tamiles Gonzaga, a estratégia busca aproximar os estudantes da história, das manifestações culturais, do potencial turístico e das características sociais e econômicas dos bairros do Subúrbio de Salvador. “O projeto Identidade Suburbana é uma iniciativa macro da Escolab Coutos, que permeia nossas ações e atividades ao longo de todo o ano. O objetivo é fortalecer, por meio da aproximação e da representatividade, o sentimento de pertencimento dos estudantes à região do Subúrbio de Salvador”, explicou a gestora.

 

Atividades – Entre as atividades desenvolvidas, estão o CityTour — uma visita guiada pelos bairros do Subúrbio com os estudantes —, a eleição dos nomes das turmas, que recebem os mesmos nomes de bairros da região, saídas pedagógicas para reconhecimento do território e rodas culturais com moradores locais. Tamiles contou que a primeira roda cultural ocorreu no último dia 28, com a presença de integrantes da quadrilha Imperatriz do Forró, do bairro de Paripe.

 

Durante o encontro, diante da aproximação do período junino, os representantes do grupo compartilharam com os alunos as trajetórias pessoais e a forma como a vivência nos bairros do Subúrbio influenciou o envolvimento deles com as quadrilhas juninas. Também foi conduzida uma oficina prática sobre o funcionamento das quadrilhas competitivas.

 

“Foi um momento muito rico, que envolveu bastante as crianças e foi muito bem avaliado pelos professores. Acreditamos que o projeto Identidade Suburbana é um dos nossos grandes trunfos, de enorme relevância para essas crianças, que precisam se sentir pertencentes e valorizadas dentro do território em que vivem”, finalizou a vice-diretora da Escolab Coutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!