Salvador, 22 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Espaço Balão Azul oferece acolhimento sensorial para crianças neurodivergentes no Arraiá da Prefs 2025

Pais e mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outras neurodivergências que estiverem aproveitando a programação do Arraiá da Prefs 2025 poderão contar com um ambiente especialmente pensado para oferecer conforto diante da sobrecarga sensorial provocada pelos estímulos sonoros e visuais típicos de grandes eventos.

O local, chamado Espaço Balão Azul, está instalado ao lado da Prefeitura, na Praça Municipal, e tem como principal objetivo proporcionar um ambiente calmo e acolhedor, onde a criança possa equilibrar suas emoções e sentidos.

Segundo Daiane Pina, diretora da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), o espaço foi desenvolvido com carinho, a partir das necessidades específicas de crianças com TEA, mas também contempla outras infâncias.

“Temos tapete e bolinhas sensoriais, cabaninha, uma parede sensorial e papéis para que eles possam desenhar. Tudo isso ajuda na autorregulação das crianças. É um espaço que a Prefeitura criou especialmente para esse público, mas que também acolhe crianças neurotípicas”, explica.

A iniciativa integra uma política pública que vem sendo fortalecida pela Prefeitura de Salvador, com o compromisso de tornar os grandes eventos da cidade mais acessíveis. Segundo Daiane, a expectativa é receber cerca de 80 crianças e adolescentes com deficiência por dia. “No Carnaval, temos o Camarote da Piedade exclusivo para pessoas com deficiência. No Réveillon, o Camarote Acessível, com especialistas e protetores auriculares. Agora, no São João, o Balão Azul representa esse mesmo cuidado”, reforça a diretora.

A psicóloga Daniele Ferreira, que atua como monitora do espaço, informa que o ambiente funciona das 17h às 22h e é exclusivo para crianças de até 12 anos.

“É um espaço de acolhimento para crianças autistas, onde elas podem descansar da sobrecarga sensorial provocada pela poluição sonora externa. Aqui, também oferecemos brincadeiras, desenhos, atividades de pintura e montagem. É um espaço que acolhe também as mães. Um momento de respiro e tranquilidade para elas”, afirma.

O Espaço Balão Azul funciona até o dia 18 de junho. Até lá, os visitantes da Praça Municipal e da Rua Chile poderão aproveitar uma programação que celebra os festejos juninos, com aulas gratuitas de forró, cortejo junino que colore a primeira rua do Brasil, além de DJs e bandas tradicionais de forró.

A criançada também conta com a Arena Kids, localizada ao lado da Prefeitura, com o mesmo horário de funcionamento do Balão Azul. No local, são oferecidas diversas atividades lúdicas, como pescaria, tomba latas, pintura facial e pula-pula.

Fotos: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Veja também

sao_paulo_curso_de_ingles_2
Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026
MP assinada por Lula atualiza valor, que cresce acima da inflação O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
conselho_federal_de_medicina_cfm
CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional
Para faculdades, discurso dos médicos é corporativista Agência Brasil O Conselho Federal de Medicina...
6971708dd2b92_WhatsApp Image 2026-01-21 at 20.53
Vitória desencanta e goleia a Juazeirense no Barradão
Depois de três empates nas primeiras rodadas do Baianão, o Vitória levou a campo o time principal e desencantou....
Boulos
Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
Em entrevista ao Bom dia, Ministro, ele defendeu a redução da jornada O ministro da Secretaria-Geral...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar