Salvador, 22 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Espaço Cidadania Itinerante oferece serviços de empregabilidade e empreendedorismo no Salvador Norte Shopping

A população soteropolitana pode contar, até o dia 30 de maio, com os serviços do Espaço Cidadania Itinerante, instalado no Salvador Norte Shopping, no bairro de São Cristóvão. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), e funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h.

 

No local, são oferecidos atendimentos gratuitos para quem busca inserção ou recolocação no mercado de trabalho, além de apoio ao empreendedorismo. Entre os serviços disponíveis estão a pesquisa de vagas de emprego por meio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), elaboração de currículos, cursos de qualificação profissional e atendimento do SAC do Empreendedor.

 

Uma das atendentes do espaço, Lígia Rodrigues contou que a maior procura tem sido pelas vagas de trabalho. “A maior demanda é realmente por pesquisa de emprego. Cursos também têm bastante procura e atendimentos relacionados ao mundo do empreendedorismo”, declarou.

 

O Espaço Cidadania Itinerante tem como objetivo aproximar os serviços públicos de qualificação, empregabilidade e apoio ao microempreendedor das comunidades mais afastadas dos grandes centros comerciais e administrativos da cidade.

 

“É importantíssimo trazer esse espaço para o shopping, porque tem pessoas que não têm condições de se deslocar até o centro da cidade. Então, tem gente que está desempregada, já enfrenta essa dificuldade de conseguir um trabalho, e às vezes não tem nem transporte nem dinheiro para ir até o centro. Por isso, sair pelos bairros fazendo essas ações, buscando quem está mais perto, é muito importante”, acrescentou Lígia.

 

Moradora do bairro de Itapuã, a confeiteira Juliana Pereira Bispo, de 40 anos, foi uma das pessoas que buscou atendimento no local. Ela foi atualizar o cadastro do filho Guilherme Bispo, de 23 anos, diagnosticado com autismo, para concorrer a vagas destinadas a pessoas com deficiência.

 

“O atendimento foi bem rápido. A gente chegou, foi atendido rapidamente. Ele gosta muito da área de TI, tem cursos nessa área, mas hoje a gente está procurando qualquer vaga, porque o importante é que ele esteja trabalhando”, contou.

 

Fotos: Otávio Santos/ Secom PMS

Veja também

sao_paulo_curso_de_ingles_2
Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026
MP assinada por Lula atualiza valor, que cresce acima da inflação O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
conselho_federal_de_medicina_cfm
CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional
Para faculdades, discurso dos médicos é corporativista Agência Brasil O Conselho Federal de Medicina...
6971708dd2b92_WhatsApp Image 2026-01-21 at 20.53
Vitória desencanta e goleia a Juazeirense no Barradão
Depois de três empates nas primeiras rodadas do Baianão, o Vitória levou a campo o time principal e desencantou....
Boulos
Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
Em entrevista ao Bom dia, Ministro, ele defendeu a redução da jornada O ministro da Secretaria-Geral...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar