Salvador, 18 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Esporte, inclusão e turismo: mais de 600 atletas disputam o Campeonato Brasileiro de Va’a na Baía de Todos-os-Santos neste fim de semana

No final de semana em que completa 476 anos, Salvador sedia o Campeonato Brasileiro de Va’a, na Marina da Penha, na Ribeira. Esta será a primeira vez, em 25 anos, que a competição será realizada no Nordeste. No sábado (29) e domingo (30), cerca de 600 atletas confederados de todo o país irão disputar nas categorias V1, V1R, V2R e V3 e percorrer distâncias de 8 km, 12 km e 16 km dentro da Baía de Todos-os-Santos.

A expectativa é que o evento atraia um público de 1 mil pessoas por dia, dentre atletas, suas equipes e entusiastas do esporte. O campeonato também contará com categorias femininas, além da participação de paratletas e das categorias Master 70, 75 e 80. Manoel Lima, CEO da M1 Treinamentos e Eventos, empresa baiana que organiza a etapa, ressalta que que o esporte é acessível a todas as idades e níveis de experiência, além de destacar a importância da competição, que é a principal de canoagem polinésia do país e vale classificação para os torneios mundial e pan-americano de Va’a.

“O Campeonato Brasileiro de Va’a 2025 tem um compromisso com a inclusão e a diversidade no esporte. Mais do que uma competição, ele é um marco para o desenvolvimento do esporte na Bahia e no Nordeste, promovendo visibilidade para a região e impulsionando o turismo esportivo. O evento atrai centenas de atletas, técnicos e visitantes, proporcionando uma imersão na hospitalidade, cultura e paisagens deslumbrantes da capital baiana, especialmente a da Península de Itapagipe”, ressaltou Manoel Lima.

O evento, que tem entrada gratuita para o público que for assistir a competição, será realizado das 7h às 16h. No sábado (29), a programação conta com baterias das diversas modalidades na raia da Baía de Todos os Santos. No domingo (30), será o encerramento, com premiação dos atletas. Nos dois dias, além das disputas na água, a programação, pensada para toda família, contará com atrações musicais, espaço gastronômico, stands de expositores com produtos voltados para o esporte (remos, roupas UV e acessórios) e uma área de convivência.

A escolha da Marina da Penha como sede do evento não é por acaso. “O espaço foi todo revitalizado, com infraestrutura moderna e reforça a aposta da Bahia no turismo esportivo e sustentável e na valorização dos seus recursos naturais. Além de fomentar a prática esportiva, o evento impulsiona a chegada de turistas e atletas de diversos estados, movimentando a rede hoteleira, restaurantes, bares e transporte, consolidando Salvador como referência em turismo esportivo”, afirma Maurício Bacelar, secretário de Turismo do Estado da Bahia.

Realizado pela da M1 Treinamentos e Eventos, o Campeonato Brasileiro de Va’a 2025 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA). O evento tem patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur Bahia), além de apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e da Prefeitura de Salvador.

A competição também tem cunho social: 5% do valor das inscrições serão destinados às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), instituição reconhecida pelo seu trabalho humanitário na saúde, assistência social e educação. Compromissos sustentáveis também serão adotados, como implementação de separação seletiva e compensação de emissões de CO2 (com plantação de espécies nativas de manguezais da Bahia).

A competição terá transmissão ao vivo no Youtube: www.youtube.com/@Fevaaba. Mais informações também podem ser encontradas no Instagram: @cbvaa_oficial.

Sobre o Va’a no Brasil

A canoagem polinésia chegou ao Brasil no ano 2000 e, desde então, tem conquistado cada vez mais adeptos. Nos últimos anos, o crescimento do esporte foi exponencial, tornando-se referência em competições nacionais e internacionais. Agora, como sede do Campeonato Brasileiro de Va’a 2025, a capital baiana entra definitivamente no mapa das grandes competições, reafirmando seu potencial como destino esportivo e turístico.

Serviço
Data: 29 e 30 de março de 2025

Local: Marina da Penha, Ribeira – Salvador (BA)

Modalidades: V1, V1R, V2R e V3

Distâncias: 8 km, 12 km e 16 km

Entrada (público): Gratuita

Inscrição (atletas): cbvaa.bigmidia.com/site/login

Instagram: @cbvaa_oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

55046723069_f9373740d3_c
Bahia atropela o Galícia na Fonte Nova
O Bahia não encontrou dificuldades para golear o Galícia, por 3×0, pela terceira rodada do Baianão....
Michael
Santos avança por contratação de atacante Michael, do Flamengo
O Santos avançou para mais uma contratação para a temporada de 2026. Segundo a ESPN, o clube está com...
Bailinho de Quinta 03
Terraço do Barra recebe Bailinho de Quinta com show aberto ao público neste sábado (17)
Neste sábado (17), o Terraço do Barra recebe show exclusivo do Bailinho de Quinta, a partir das 17h....
Bianca Reis - Luciana Bahia
Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida
O janeiro branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014, que busca chamar a atenção para o tema da...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar