Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Escrita Criativa da 5ª Festa Literária Arte e Identidade

Acabam de ser abertas as inscrições para o Concurso de Escrita Criativa – Versos de Identidade, da Festa Literária Arte e Identidade Ano V, que faz um convite para estudantes de escolas públicas de Salvador e Região Metropolitana mostrarem seus talentos a partir de poemas autorais que sigam o tema desta edição: “Arte e Literatura Negra e Indígena: Resistir é Festejar”. O evento é gratuito e promete ocupar os espaços culturais do Pelourinho, de 2 a 4 de setembro, com uma programação recheada de arte, ancestralidade e celebração ao legado dos povos africanos e originários do Brasil. O link de inscrição e o regulamento estão disponíveis no perfil oficial do Instagram @arteeidentidadeoficial.

Após estreia de sucesso na edição anterior, que envolveu cerca de 600 estudantes de 15 escolas da capital baiana na etapa final, o concurso volta pelo segundo ano consecutivo para promover um forte intercâmbio cultural e educacional entre jovens, fortalecendo o vínculo entre escola, comunidade e território. A iniciativa valoriza a escrita como instrumento de afirmação identitária e reconhecimento das narrativas negras e indígenas, estimulando os estudantes a se expressarem com criatividade, afeto e consciência histórica.

De acordo com a curadora geral, Karla Daniella Brito, o concurso é importante não só para o fomento da cultura do livro e da leitura, mas também para os estudantes se entenderem enquanto criadores de arte, não apenas receptores. “Criar condições para que nossos jovens produzam arte, por meio da escrita criativa, é um dos nossos propósitos, uma vez que o Concurso Versos de Identidade oportuniza às nossas juventudes a percepção de que podem ser protagonistas de suas próprias narrativas pela palavra poética. São eles quem suspendem os próprios céus e cantam outras histórias de vida, paz, ousadia e celebração”, destaca.

Versos de Identidade – Até o dia 12 de agosto, gestores (as) e professores (as) de Salvador e Região Metropolitana podem inscrever sua instituição no Concurso de Escrita Criativa – Versos de Identidade. O objetivo é estimular, entre os jovens do 8º ano do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio, a escrita, a criatividade e o pensamento crítico.

As etapas do concurso consistem em: inscrição da instituição, validação da inscrição, seleção interna de um representante de cada instituição, envio do poema selecionado e divulgação dos 10 finalistas. A fase final será no dia 3 de outubro, durante a programação do evento, com apresentação dos indicados no palco e anúncio dos vencedores.

Os estudantes classificados nos 1º, 2º e 3º lugares serão premiados com troféu, prêmio em dinheiro, além de três livros de Literatura Negra Infantojuvenil. Os poemas concorrentes devem abordar o tema “Resistir é Festejar”, com versos que celebrem a ancestralidade, a alegria e a potência da juventude negra e indígena como ato político, cultural e transformador.

A Festa Literária Arte e Identidade Ano V é uma realização da Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Também foi contemplada pelo edital Gregórios – Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura e Governo Federal.

SERVIÇO

Concurso de Escrita Criativa Versos de Identidade II

CRONOGRAMA:

Inscrição da escola: 28 de julho a 12 de agosto;

Validação da inscrição: 15 de agosto;

Envio do poema selecionado por cada instituição: até 5 de setembro;

Divulgação dos finalistas: 8 de setembro;

Apresentação final e premiação: 3 de outubro, durante a 5ª edição da Festa Literária Arte e Identidade;

Inscrições e regulamento completo: https://forms.gle/MTc6Y3TGe5u87MXZA

Mais informações: @arteeidentidadeoficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Jader
Mais de 12 mil favelas passam a ter CEP
Medida vai beneficiar 16,3 milhões de pessoasO governo federal antecipa em mais de um ano a implementação...
trabalho infantil
MEC publica cartilha sobre enfrentamento ao trabalho infantil
Publicação incentiva formação continuada de professores no tema A cartilha Enfrentamento ao Trabalho...
pesca
Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
Medida vigora desde 1º de outubro e vai até 31 de janeiro de 2026 Está em vigor, desde 1º de outubro,...
Vini
Incêndio atinge casa do atacante Vinícius Jr. em Madri
A residência do atacante Vinícius Jr., localizada em La Moraleja, área nobre de Alcobendas, nos arredores...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!