Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Estrada do Chocolate é atração no Festival de Inverno Bahia

O Festival de Inverno Bahia (FIB), no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, na zona turística Caminhos do Sudoeste, reúne milhares de pessoas e oferece atrações que vão além dos artistas no palco. Nos intervalos dos shows, o público pode visitar espaços temáticos de patrocinadores da festa, como o da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que promove a Estrada do Chocolate. O roteiro entre Ilhéus e Uruçuca, na Costa do Cacau, oferece uma experiência imersiva na história da lavoura cacaueira, das fazendas centenárias às fábricas de chocolate, com marcas premiadas, algumas disponíveis para degustação no estande do governo baiano.

“Quando viajei para Itacaré, errei o caminho e fui parar na Estrada do Chocolate. Senti o cheirinho do cacau no ar, que foi uma sensação bacana. Quero voltar lá para fazer o passeio completo. Por isso, não resisti e entrei nesse estande que me fez recordar”, relatou o engenheiro civil Vinícius Figueiredo, de Águas Vermelhas, em Minas Gerais.

“Queria somente curtir o som do festival, mas estou adorando toda a estrutura da festa, inclusive as dicas de turismo. O clima é acolhedor, e pretendo voltar”, elogiou o empresário Ademilton Santos, de Eunápolis, no extremo sul baiano.

Na noite de sexta-feira (23), dia da abertura do FIB, que termina neste domingo (25), o estande da Setur-BA teve a presença do titular da pasta, Maurício Bacelar. “O Festival de Inverno é mais uma demonstração da capacidade da Bahia de receber grandes eventos, dentro da diversidade de segmentos que o estado oferece aos visitantes. Aproveitamos para divulgar o roteiro do cacau e chocolate, uma experiência original, que tem atraído brasileiros e estrangeiros”, pontuou o secretário.

Nova atração

No sábado (24), o titular da Setur-BA participou da inauguração da nova loja da Bahia Cacau, no Centro de Vitória da Conquista. Ela é uma extensão da primeira fábrica de chocolate do país, no modelo solidário, que fica em Ibicaraí, no sul baiano, com lojas na matriz e em Itabuna, na mesma região. A marca foi criada pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), com incentivos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

“Conquista tem uma economia pujante, onde queremos a loja expandindo a venda de chocolates e de outros produtos da agricultura familiar, como cafés, cervejas e cocadas. O apoio da CAR foi fundamental para chegarmos nesse estágio, que terá impacto, também, no turismo”, declarou o presidente da Coopfesba, Osaná Crisóstomo do Nascimento.

“A produção solidária, associada às atividades turísticas, dá mais um passo importante no estado, com essa unidade da Bahia Cacau, nos Caminhos do Sudoeste, que, já na inauguração, recebeu clientes de outras regiões”, completou o secretário Bacelar.

Veja também

Joá SouzaGOVBA (1)
Desfile cívico-militar marca celebração dos 204 anos da Independência do Brasil em Salvador
Programação reúne representantes das forças de segurança, estudantes e representantes da sociedade civil...
Desfile de 7 de Setembro é realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
Programação do Dia da Independência contou com desfile cívico-militar e blocos temáticos sobre soberania...
larissa-cruz-morata-foi-encontrada-morta-na-casa-em-que-morava-com-o-marido-o-policial-militar-vinicius-costa-silva-em-embu-das-artes-1788791461119_v2_1136x956
Policial militar é preso suspeito de feminicídio em Embu das Artes
Larissa Morata, mulher do PM, morreu com um tiro na cabeça A Polícia Civil cumpriu, na tarde desta segunda-feira...
corinthians_-_brasileirao_feminino
Brasileiro Feminino: Corinthians vai às semifinais e enfrenta o Bahia
Brabas superam Cruzeiro e mantém vivo sonho do oitavo título nacional O Corinthians, pela décima vez...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige