Salvador, 23 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Estudante da rede estadual cria ferramenta digital que auxilia na redação do Enem

Gustavo Barros da Rocha, estudante de 16 anos do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, no município de Elísio Medrado, criou a plataforma LearnLoop para auxiliar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com foco na temida prova de redação. Sua iniciativa destaca o protagonismo estudantil na criação de soluções para questões diversas que tenham reflexo na comunidade em que está inserido e o impacto positivo dos investimentos da Secretaria da Educação da Bahia (SEC) em programas que incentivam a inovação e a iniciação científica entre os alunos da rede estadual.

Para o gestor da unidade escolar, Ivan Silva, fornecer condições para que os estudantes compartilhem conhecimento com colegas da Bahia e de outros estados brasileiros é fundamental para que eles enxerguem na Educação Científica uma estratégia para a melhoria da qualidade de vida. “Somos um colégio relativamente pequeno, com 400 estudantes, mas alcançamos a 12ª colocação no IDEB da Bahia e somos, com 4,7 pontos, o maior do Vale do Jequiriçá”, comemora o gestor, se referindo aos resultados alcançados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – indicador nacional que possibilita o monitoramento da Educação, a partir do desempenho dos seus estudantes.

O destaque da LearnLoop é o Corretor de Redações, uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para avaliar e corrigir redações de maneira personalizada, inclusive com base nos critérios do Enem. Com uma simples foto da redação manuscrita, o sistema digitaliza o texto, identifica erros, sugere melhorias, explica o conteúdo e até cria novos artigos a partir das ideias dos alunos. Esta inovação não apenas acelera o aprendizado, mas coloca o estudante no controle de seu próprio progresso, reforçando o protagonismo dos jovens na busca por melhores resultados.

Gustavo criou o corretor inspirado em sua própria experiência ao se preparar para o Enem. Ele percebeu a dificuldade que muitos alunos enfrentam por não terem acesso a corretores qualificados. A LearnLoop surgiu para preencher essa lacuna, democratizando o acesso a feedbacks detalhados e permitindo que qualquer estudante, em qualquer lugar, possa melhorar suas redações e aumentar suas chances de sucesso. “Vou me aprofundar mais nessa ferramenta com o objetivo de melhorar cada vez mais sua funcionalidade”, revela o estudante, reafirmando o potencial dos jovens como agentes de transformação pela Educação.

Veja também

banner_agenda_-_1170x700
Veja como foi o domingo (23) dos candidatos a presidente
Primeiro debate presidencial das eleições de 2026 é o destaque do dia Três candidatos à Presidência da...
unnamed (42)
Estilo de vida dos mais jovens impulsiona novas formas de morar em Salvador
Projetos imobiliários exploram conceitos de gentileza urbana e walkability para atender um público conectado...
Wine e Festival da Bicicleta_Ascom Saltur 7
Salvador reúne vinho, música e bicicletas em fim de semana de eventos gratuitos que movimentam a cidade
Salvador encerra neste domingo (23) um fim de semana marcado pela ocupação de diferentes espaços da cidade...
Canpanha_Dulvulgacao Secult
Campanha aquece torcidas da dupla Ba-Vi para jogos de 2027 em Salvador
Salvador deu mais um passo rumo à realização da copa do mundo de futebol feminino de 2027. Em ações voltadas...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026