Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Estudantes baianos estão na fase final da Olimpíada de Matemática da Unicamp

Estudantes do Colégio Estadual Manoel Macedo Cirilo, localizado no município de São Desidério, e do Colégio da Polícia Militar de Dendezeiros, em Salvador, estão na fase final da 40ª edição da Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), um projeto realizado pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Universidade. O resultado e a convocação dos estudantes foram realizados na segunda-feira (8).

Neste ano, a Olimpíada de Matemática registrou 2,8 mil equipes inscritas, sendo 225 equipes de 22 estados participaram da etapa final. A equipe do Colégio Estadual Manoel Macedo Cirilo (antigo Presidente Médici), de São Desidério, é formada pelos estudantes Daniel Neves Teixeira; Sarah Santielly Alves da Silva; Tadna Joanna Morais da Silva; e pelo professor Leonny George. Já a equipe do Colégio da Polícia Militar de Dendezeiros, em Salvador, é formada pelos estudantes Enzo Gabriel Rios da Silva, João Gabriel Santana de Oliveira Nunes Santos, João Miguel Ribeiro Neri Alcântara dos Santos e pelo professor Marcos Vinícius Carvalho Galderice. A fase presencial será realizada na Unicamp, em Campinas-SP, no dia 31 de agosto. No dia seguinte à prova, em 1º de setembro, será realizada uma cerimônia de premiação com entrega de medalhas de Ouro, Prata e Bronze, também no campus da Universidade.

Participam da OMU estudantes dos ensinos Fundamental (8º e 9º ano) e Médio de escolas públicas e particulares. Os grupos passaram por duas fases on-line nos meses de abril e maio.

A OMU possui uma proposta original, que se difere de outras competições de Matemática. A participação ocorre em equipes compostas por três estudantes, além de um professor responsável. O objetivo é que os alunos discutam e, juntos, busquem soluções para os problemas e desafios apresentados.

As provas são dissertativas e, além da correção tradicional, também é avaliada a qualidade do texto e argumentação de maneira comparativa. Elas também são divididas em dois níveis: Alfa (para alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental) e Beta (para alunos do Ensino Médio).

Vagas na graduação da Unicamp

Desde 2023, a OMU faz parte do edital de Vagas Olímpicas e os estudantes têm a chance de ingressar na Unicamp sem fazer o vestibular.

O edital prevê ingresso pela OMU nos seguintes cursos: Engenharia Física, Física Médica, Física, Matemática, Matemática Aplicada e Computacional, Matemática (licenciatura), Física (licenciatura), Engenharia de Transportes, Estudos Literários e Farmácia.

Para participar do processo seletivo de vagas olímpicas, o estudante deve chegar à terceira etapa, realizar a prova em grupo e uma outra prova adicional individual – ambas presenciais. O estudante poderá concorrer à vaga na graduação desde que seja premiado com alguma medalha (Ouro, Prata ou Bronze) na prova individual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar