Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Estudantes da rede estadual fortalecem protagonismo juvenil no Semiárido Baiano

O Núcleo Territorial de Educação de Itaparica (NTE 24) iniciou um projeto que reforça o protagonismo juvenil por meio da atuação dos líderes de classe nas políticas públicas municipais. Composto por 22 escolas e 11 anexos, que abrigam mais de oito mil estudantes nos municípios de Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé, Paulo Afonso e Rodelas, o território promove encontros que unem juventude, educação e cidadania, como o realizado em Paulo Afonso, antes do recesso junino.

“É preciso pensar além da sala de aula. Nossos estudantes devem estar preparados para a vivência em sociedade e exercerem sua cidadania, e não apenas o cumprimento de tarefas escolares”, destaca Marcos Pires, diretor do NTE 24. A iniciativa insere os líderes escolares nos debates sobre políticas públicas locais e culturais, com o apoio da biblioteca municipal, onde já atuam em projetos como Clube do Livro, Oficinas de Texto e Jogos Interativos. A ideia, de acordo com Marcos Pires, é contemplar todas as unidades escolares do NTE 24.

Com a nova proposta, esses jovens passam a dialogar diretamente com escolas do município para fortalecer políticas já existentes. “O protagonismo estudantil só acontece com a participação ativa dos estudantes. Por isso, inseri-los nos projetos do território é uma forma de unir aprendizagem, cidadania e compromisso com a comunidade”, explica Nícolas Tenório, articulador de juventude do NTE 24.

Entre as ações discutidas, se destaca a criação do Parlamento Jovem, que deve reunir adolescentes para a formação em cidadania e elaboração de propostas voltadas às realidades locais. “Queremos incentivar a juventude a compreender seus direitos, pensar soluções para sua comunidade e desenvolver projetos que impactem de verdade o território”, diz Jennifer Cristine, estudante do curso  técnico em Serviços Jurídicos do Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus, em Paulo Afonso.

Durante o Encontro Estudantil Territorial, previsto para o segundo semestre deste ano, a expectativa é reunir mais de mil estudantes para debater temas como cultura, empreendedorismo e participação social. “Cada reunião é uma semente lançada. Dela, nascem ideias que transformam vidas e fortalecem o papel da juventude na construção de um futuro melhor”, conclui Pedro Amorim, também articulador do NTE 24.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PSG
Ônibus do PSG é atacado na Espanha após jogo da Liga dos Campeões
O ônibus do Paris Saint-Germain foi alvo de ataques na madrugada desta quinta-feira (11), após o empate...
Portugal e Brasil
Brasileiros foram mais da metade dos deportados em Portugal, diz jornal
Mais da metade dos estrangeiros deportados de Portugal em 2024 e 2025 eram brasileiros: 236 dos 411 casos...
Hugo_Calderano_b207aec8e2
Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals
Francês é o mesmo que superou o carioca na luta pelo bronze em Paris Número 3 do mundo, o carioca Hugo...
jornalistas
Entidades condenam, em audiência no Senado, cerceamento a jornalistas
Discussão foi proposta por Paulo Paim na Comissão de Direitos Humanos A ação violenta de policiais legislativos...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar