A avaliação é realizada através da Plataforma Digital Plurall, sistema que permite o acompanhamento detalhado da gestão da aprendizagem dos estudantes. Composto por 26 questões de Língua Portuguesa e 26 de Matemática, o exame visa diagnosticar e elaborar estratégias pedagógicas para superar dificuldades e assegurar a assimilação dos conteúdos.
Segundo o estudante Miguel Narde da Silva, 16 anos, que cursa o 2° ano, no Colégio Estadual de Tempo Integral de Maracás Iracy Marlene da Hora Passo, localizado em Maracás, esse tipo de avaliação é fundamental. “É importante para testar o nível de aprendizado nas escolas. Não apenas para transformar o resultado em um dado sobre a escola, mas sim para entender o que falta para a melhora do ensino”, comentou.
No município de Bom Jesus da Lapa, a estudante Nicole Santos, 16, 1º ano, do Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, também já respondeu as questões da avaliação. “É muito importante que todos os alunos participem dessa avaliação, pois amplia e testa os nossos conhecimentos das duas disciplinas”, afirmou.